População aprova teste com ônibus elétrico em São José dos Campos

População embarca em ônibus elétrico durante testes em São José dos Campos
Image

O ônibus elétrico que vem sendo testado nas ruas de São José dos Campos foi aprovado pelos usuários como uma alternativa sustentável e de qualidade para o transporte público na cidade.

O veículo que está em demonstração no município foi disponibilizado pela TEVX Higer em parceria com a Enel X. O grupo disponibilizou o veículo elétrico Azure A12 BR com carregador, sem custos.

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. O teste com o modelo elétrico irá contribuir para a formatação no novo edital do transporte público. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde.

52444213185 e2f11239f3 k

A cada dia, o ônibus elétrico circula em uma linha diferente, em testes que irão durar até a próxima quinta-feira (27). No percurso, são feitas avaliações de autonomia e consumo.

Nesta sexta-feira (21), foi a vez da linha 304, que liga o Colonial à Praça Afonso Pena.“Apesar do tamanho, tive uma boa impressão. É confortável e valoriza o passageiro com recursos como cromoterapia e ar-condicionado. Mas o principal é mostrar que São José é um exemplo de cidade ao cuidar do meio ambiente e ao nos colocar numa posição exemplar com essa tecnologia”, disse o técnico em enfermagem Cristiano Claudinei Rodolfo da Silva, 51 anos, morador do Residencial União.

Moradora do Campo dos Alemães, Luciana Paes, 51 anos, fez vídeos e selfies dentro do ônibus para avisar as amigas da novidade na cidade. “Tem wi-fi e ar-condicionado. Não vou sair deste ônibus. Parece que estou no Japão”, brincou.

Sua amiga, Patricia Aparecida da Silva Gonçalves também aprovou recursos como wi-fi, entrada USB e o ar-condicionado, mas sugeriu que os veículos podem ter uma dimensão maior. “São José deveria oferecer esse tipo de ônibus, mas com mais assentos”, disse.

52443767921 af01ee6f0c k

Para Sueli Akemi Tanaka, 52 anos, moradora do Jardim Vale do Sol, o modelo oferece um espaço confortável com ar-condicionado. “É um ônibus bem planejado e bonito. Notei informações visuais de segurança em caso de acidente, mas são pouco notadas, acho que deveriam ser mais nítidas. Pois em caso de acidente, o passageiro está bem orientado dos tipos de cuidados neste ônibus elétrico”, disse.

Teste

Durante o período de testes do ônibus, que vai até o dia 27, não haverá cobrança de tarifa e a população poderá utilizar o veículo de graça. O ônibus foi estilizado com ícones como o brasão do município e com inscrições como cidade inteligente e informações sobre o período de teste.

Modelo

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico possui 12,2 metros de comprimento. O modelo Azure A12 BR tem capacidade para 78 passageiros, além de piso total baixo (Low Floor) com rampa para cadeira de rodas, assentos confortáveis e corredores largos.

O Azure A12BR também possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia de 270 km, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Imagens: Adenir Britto/PMSJC