TEVX Higer anuncia aumento de produção para atender as cidades brasileiras

Empresa disponibilizará mais dez veículos para serem testados nas cidades brasileiras, visando responder à demanda de eletromobilidade urbana
Image

Determinada a apoiar a renovação da frota de São Paulo com ônibus elétricos de última geração, a TEVX HIGER, que já tem seu veículo Azure A12BR homologado pela SPTRANS, aumentou a produção em sua fábrica a fim de garantir as melhores condições de custos e de entrega.

Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para América do Sul, conta que este movimento é uma resposta concreta para auxiliar a capital paulista a atingir as 2 600 unidades elétricas até 2024. “Já temos programação com nossos fornecedores de componentes, inclusive de baterias, para atender em curtíssimo prazo pedidos de até 200 unidades. Para 2023 traremos mais 3 000 unidades. A estrutura que temos na matriz nos dá flexibilidade para aumentar a linha de produção para atender o Brasil e os demais países da América do Sul”.

O Azure é a linha de segmento de ônibus elétricos urbanos da Higer e já conta com 6.000 unidades em operação pelo mundo, dentre as mais de 50 mil unidades elétricas produzidas pela marca

Para atender as especificações do mercado brasileiro, a Higer projetou um modelo exclusivo para o país, o Azure A12BR, que inclusive já expandiu fronteiras e atingiu novos mercados, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, República Dominicana e México.

nibus urbano eltrico no arco da inovao fotosadenir brittopmsjc 2310 52449334459 o

Unindo tecnologia de ponta e um moderno projeto de engenharia, o Azure12BR tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para 78 passageiros. Possui piso baixo com acesso fácil para cadeiras de rodas, assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV.                                                                        

Teste prático de mobilidade – O Azure A12BR já tem sido utilizado em operações nas ruas de algumas cidades brasileiras, como Curitiba e São José dos Campos. Para atender à crescente demanda de pedidos, a empresa está ampliando o número de ônibus elétricos para testes. As novas unidades já estarão rodando no início de 2023.  “Nos testes práticos realizados, registrou-se uma autonomia de 300 km e ainda tivemos uma excelente aceitação do público. Temos demonstrado aos gestores públicos que o A12BR consegue trabalhar uma média de 15 horas continuamente, com elevado nível de desempenho”.

Nacionalização – A Higer Bus é o maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, com capacidade de produção  de 35 mil unidades por ano e presença em mais de 100 cidades (por exemplo, toda a frota urbana de Doha, já para a Copa), o que a posiciona como a fabricante com o maior número de ônibus elétricos em operação no mundo. E, pelo potencial do mercado nacional, o Azure A12BR começará a ser produzido no Brasil em 2024, na fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE).

Azure A12b

O modelo nacional contará com renomadas empresas de componentes do mercado, todas já atuantes no Brasil, como a ZF (eixos e suspensão); Bosch (sistema de direção); Valeo (ar-condicionado); Catl (baterias, que no Brasil são representadas pela Moura); Wabco (sistema de freios); Sachs (amortecedores; Dana (motor elétrico); Mobitec (itinerário eletrônico); Fanavid (vidros e para-brisas; Alcoa (rodas de alumínio); Grammer (assentos de motorista e passageiros).

Fonte: Assessoria de imprensa


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.