Mais unidades dos novos ônibus articulados do BRT Rio chegam no Rio de Janeiro

As unidades que chegaram neste sábado possuem o chassi Volvo B340M com 22 metros de comprimento.
Image

O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro recebeu o primeiro dos 220 novos ônibus articulados Marcopolo Torino Express para operação transporte público municipal, nos corredores BRT RJ Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil no mês de setembro.

WhatsApp Image 2022 11 20 at 01.23.12

Neste sábado, 19/11, pelo menos mais quatro veículos chegaram ao Rio de Janeiro para se juntar a unidade que foi apresentada oficialmente ao público no dia 27/09 em cerimônia que contou com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito da capital fluminense.

As unidades que chegaram neste sábado possuem o chassi Volvo B340M com 22 metros de comprimento. A Marcopolo irá fornecer 100 veículos iguais a esse para a prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizar para a operação do sistema de BRT da cidade. A prefeitura é responsável pela operação do BRT desde o mês de fevereiro.

WhatsApp Image 2022 11 20 at 01.23.13

Com identidade visual redefinida nas cores amarela e prata, e mais moderno, as 220 unidades do Marcopolo Torino Express têm 18, 22 e 23 metros de comprimento total, chassis Volvo B340M e Mercedes-Benz O 500 MDA, e capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).

Os veículos são equipados com sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), suporte pega-mão nos balaústres, tomadas USB em todas as poltronas que são do modelo City Confort estofadas, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.

A previsão da prefeitura é que todos os ônibus cheguem até março do ano que vem.

WhatsApp Image 2022 11 20 at 01.23.16

Na última semana, a encarroçadora Marcopolo e a concessionária Guanabara Diesel venceram uma licitação para aquisição de 270 ônibus articulados para o BRT da cidade do Rio de Janeiro. Confira a matéria clicando no link a seguir: https://onibusetransporte.com/2022/11/18/marcopolo-e-guanabara-diesel-sao-vencedoras-da-licitacao-para-aquisicao-de-270-onibus-articulados-para-o-brt-do-rio-de-janeiro/

Imagens Marcos Vinícius Perez Corrêa


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.