Conheça as miniaturas da Expresso Guanabara

As miniaturas ajudam a contar um pouco da linda história que a empresa vem construindo ao longo de seus 30 anos.
Image

A Expresso Guanabara possui em sua garagem sede na capital cearense, Fortaleza, diversas miniaturas de ônibus. Além de belíssimas, elas ajudam a contar um pouco da linda história que a empresa vem construindo ao longo de seus 30 anos.

Rápido Federal, UTIL e Real Expresso, além da própria Guanabara é claro, são miniaturas que aparecem no vídeo e são exemplo de empresas que fazem parte do Grupo Guanabara. As miniaturas das outras empresas que, embora não façam ou nunca fizeram parte do grupo, ainda assim fazem parte da história da empresa cearense, seja por ter sido adquirida pela Guanabara mas não ter continuidade de suas operações, ou por conta da absorção apenas de suas linhas, contribuindo então para o crescimento de uma das principais empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil.

Podemos dar exemplo de empresa adquirida mas não ter continuidade de operação a Rápido Juazeiro, empresa que possuía sede em Juazeiro do Norte e que foi absorvida pela Guanabara em 2005. Como exemplo de empresa que teve apenas linhas assumidas pela Guanabara, a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha, operadora de transportes rodoviários com sede em Curitiba, capital do Paraná, que no passado operava na região Nordeste, mas após uma restruturação operacional, decidiu focar seus atendimentos apenas nas regiões Sudeste e Sul. Sendo assim, a Expresso Guanabara assumiu as linhas Sobral x São Paulo e Fortaleza x Salvador, entre outras.

As miniaturas da Expresso Guanabara por si só já chamam a atenção por serem lindas maquetes. Mas não podemos ignorar que elas carregam consigo toda a rica história que a empresa vem construindo em três décadas de existência. Algumas empresas conseguem manter em seu acervo, veículos históricos. Outras não tiveram essa oportunidade e mantém a sua história viva apenas por fotos antigas. A Guanabara, além das fotos, tem as miniaturas.

Em ano de comemoração aos 30 anos da empresa, só nos resta parabenizar e desejar muito sucesso sempre! Parabéns Expresso Guanabara!

Confira o vídeo:

Imagem/Vídeo/Texto: Wellington Cadore