Rotas de ônibus com maior concorrência tem quedas de preços de até 51% de 2019 para 2022, mostra pesquisa da CheckMyBus

Levantamento do buscador mostra evolução nos preços médios pagos pelos consumidores nas seis rotas de ônibus mais procuradas no Brasil
Image

Mesmo com a alta dos combustíveis e um cenário externo complicado do ponto de vista econômico, viajar de ônibus no Brasil está mais barato hoje do que em 2019. É o que mostra a pesquisa feita pela plataforma de busca de ônibus CheckMyBus, que analisou o preço médio das passagens nas seis rotas mais buscadas pelos brasileiros.  

A plataforma, que possui quase 400 empresas de ônibus para pesquisas no Brasil, analisou os valores e encontrou redução de até 51% na tarifa média cobrada em 2019 com relação a 2022, na rota São Paulo – Belo Horizonte. Já o trecho entre Brasília e Rio de Janeiro é o com menor concorrência e com a menor redução no preço – de apenas 6%. 

Segundo a CheckMyBus, as rotas interestaduais mais procuradas pelos brasileiros para viajarem de ônibus são: São Paulo – Belo Horizonte; São Paulo – Rio de Janeiro; São Paulo – Curitiba; Brasília – Rio de Janeiro; Salvador – São Paulo e Brasília – São Paulo. 

Entre as seis rotas mais procuradas, a queda no preço médio pago nas passagens foi maior naquelas que tiveram um aumento na concorrência entre 2019 e 2021, período em que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu novas autorizações, facilitando a entrada de operadores e ampliando a oferta.  

unnamed 3

A pesquisa constatou uma queda no valor médio das passagens em todas as rotas, quando comparamos 2019 com o ano passado. “É possível ver, de forma empírica, a importância da abertura do setor para baratear os custos e possibilitar que mais brasileiros possam viajar. As linhas com maior concorrência tiveram uma redução muito maior do que aquelas nas quais temos menos operadores. Por isso, é fundamental ampliar o mercado e facilitar a entrada de novos players”, destaca o diretor-geral da FlixBus Brasil, Edson Lopes. A Flixbus é parceria da CheckMyBus globalmente e no Brasil. 

A FlixBus atua no país desde 2021, adotando um modelo de tarifa dinâmica, de acordo com a proximidade e ocupação da viagem, em parceria com empresas que possuem autorização da ANTT para operar no serviço regular, sendo que muitas delas conseguiram as licenças de operação durante o período analisado.  

Tendência de alta entre 2021 e 2022 – O levantamento mostrou também uma tendência de alta nos valores médios pagos entre 2021 e 2022. Segundo o estudo da CheckMyBus, isso ocorre porque há uma forte tendência de alta no preço do combustível, além de uma instabilidade na economia mundial. “Outro fator fundamental é que, com o fim do momento agudo da pandemia de coronavírus, tivemos um aumento na demanda, o que pressiona os valores das passagens”, complementa.  

As rotas com maior número de empresas operando ou entrando com novos modelos de negócio regulares como a Flixbus tiveram um aumento de preços menos expressivo em relação àquelas com menos concorrência. No trecho São Paulo – Belo Horizonte, houve um aumento médio nas passagens de 28%. Já entre Rio de Janeiro e Brasília, que teve menos mudanças no perfil da competição, as passagens ficaram, em média, 58% mais caras entre 2021 e 2022. 

“Acreditamos que a concorrência e novos modelos de precificação são capazes de diminuir o impacto da pressão inflacionária. Basta ver que as rotas que passaram a ser operadas por mais empresas foram as que tiveras as reduções mais substanciais no preço das passagens”, complementa Lopes, da FlixBus. “Quanto mais aberto o mercado, com mais concorrentes operando regularmente, melhor para o consumidor”, finaliza. 

Confira outros destaques da pesquisa realizada pela CheckMyBus sobre os preços médios do mercado de transporte rodoviário no Brasil. A rotas que ganharam novas empresas foram as que registraram a maior queda nos preços quando comparamos 2019 com 2022. 

Resumo – Confira a variação de preço médio pago na passagem nas seis rotas mais buscadas pelos brasileiros, entre 2019 e 2022: 

  1. BH-SP: queda de 51% (rota onde a Flixbus passou a operar em 2021) 
  2. RJ-SP: queda de 30% (rota onde a Flixbus passou a operar em 2021) 
  3. Curitiba-SP: queda de 27% 
  4. Brasília-RJ: queda de 6%  
  5. Salvador-SP: queda de 14%  
  6. Brasília-SP: queda de 13% (rota operada pela Flixbus desde 2022) 

O marco regulatório que permitirá a abertura do mercado de transporte interestadual de passageiros para mais competidores, com claro potencial para reduzir os preços médios das passagens para o consumidor, ainda segue parado na ANTT por conta de decisão de 2021 no TCU.  

Fonte do levantamento: Os dados foram extraídos de uma pesquisa de mercado publicada pela CheckMyBus.  A CheckMyBus é uma plataforma de busca internacional de passagens de ônibus que compara horários e preços de passagens de ônibus em tempo real para mais de 90 países. Com mais de 3000 empresas de ônibus e milhões de saídas semanais disponíveis para pesquisa, CheckMyBus oferece a seus usuários acesso a maior rede online de ônibus do mundo.