IVECO Daily Minibus transporta pessoas com deficiência para o primeiro espaço acessível em bloco de carnaval no Rio de Janeiro

O modelo foi a primeira van de passageiros inclusiva do mercado de transportes.
Image

Esse ano a maior festa de carnaval do mundo ficou mais inclusiva e diversa. Um dos mais tradicionais blocos do Brasil, o carioca Sargento Pimenta, ganhou um espaço acessível para mais de 40 pessoas. Para garantir que os foliões com deficiência aproveitassem a festa desde o início, o transporte do evento foi feito por uma Daily Minibus, cedida pela IVECO, marca do Iveco Group. O modelo foi a primeira van de passageiros inclusiva do mercado de transportes, especialmente projetada para oferecer aos usuários com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O Espaço Acessível, uma ação da marca O Boticário, funcionou nesta segunda-feira (20) e ficou em um dos maiores bloco de rua do Rio de Janeiro.

“Na IVECO compreendemos a diversidade como um terreno fértil para semear os frutos gerados pelas potencialidades de cada indivíduo. Por isso acreditamos que a maior festa do mundo ficará ainda melhor se todos tiverem espaço nela. Apoiar esse momento é mais uma ação que fortalece o nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade”, destaca Adriana Valle, líder do Comitê de Diversidade & Inclusão do Iveco Group.

O Daily Minibus utilizado no evento possui dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily e que posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro embarcar e desembarcar ainda sentado. Esse recurso de acessibilidade é muito útil para pessoas com mobilidade reduzida.

Espaço Acessível:

Idealizado para oferecer uma estrutura e suporte a diferentes tipos de deficiências – auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, o Espaço Acessível do O Boticário contou com uma planta de 30 x 14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso. Para garantir a diversão de todo mundo, o Espaço Acessível do O Boticário deu acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência.

O projeto tem como inspiração histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o Carnaval. Para mostrar cada detalhe da festa nas redes sociais, oito influenciadores com deficiência foram convidados pelo O Boticário para participar da ação e registrar a grande novidade. São eles Rebeca Costa, Eduardo Victor, Lelê Martins, Letícia Fabbri, Meliisa Orlic, Kitana Dreams – Leonardo Braconot Freitas, Monique Oliveira e Leonardo Castilho.

Fonte: Assessoria de imprensa Iveco