TEVX Higer assina contrato de ônibus elétrico em Cascavel

Capital do Oeste paranaense é primeira prefeitura a assinar uma frota de ônibus elétricos
Image

A TEVX Higer, maior fabricante de ônibus elétrico do mundo, assinou na manhã dessa quarta-feira o contrato para fornecimento de 15 veículos à cidade de Cascavel, sendo 13 padrons e 2 articulados finalizando a primeira licitação do segmento no Brasil

O diretor da Higer para América Latina, Marcelo Barella, comemorou o momento “Esse é um marco para a eletromobilidade no País. Ficamos felizes em entregar à Cascavel toda a tecnologia, inovação e eficiência da Higer Bus e contribuir com um transporte muito mais eficiente e limpo” afirma Barella.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, esse é um dia histórico: “Pelo fato, somos a primeira Prefeitura do Brasil a fazer uma compra de ônibus elétrico para o transporte publico coletivo. Um dia histórico porque nos tomamos uma decisão, os ônibus já estão licitados. Nós já fizemos a ordem de compra e nos próximos meses vamos receber essa ferramenta extraordinária que traz conforto, segurança e economia para o usuário do sistema.”, destaca o prefeito

Com a experiência de quem já produziu mais de 50.000 ônibus elétricos, a Higer tem no modelo Azure a principal linha de segmento de ônibus elétricos urbanos em operação no mercado, com mais de 7000 unidades em operação por 138 países e presente nos mais importantes eventos mundiais, como a Copa do Mundo e a COOP23

Modelos – A cidade de Cascavel receberá dois modelos de ônibus elétricos. Serão 13 unidades do AZURE A12 BR, um veículo padron com 12, 8 metros reconhecido como o elétrico mais eficiente do mercado de zero emissões. Une tecnologia de ponta e um moderno projeto de engenharia, possui autonomia de 270 km e capacidade para até 85 passageiros.

Visando atender ao edital, a Higer ainda preparou uma configuração especial do modelo A12BR com duas portas do lado direito e três do esquerdo.

Chegarão também 2 unidades do Azure articulado (18BR), um veiculo com 18 metros, capacidade de 154 passageiros e também zero emissões. Tem autonomia de 270 km, tempo de recarga de 4 horas e baixo custo de manutenção.

Em questão de mobilidade, a linha Azure é a única no país com piso total baixo (Low Floor) sem degraus e com rampa para cadeira de rodas, o que facilita a acessibilidade dos passageiros, além de um conjunto de suspensão que permite o “ajoelhamento” do veiculo para facilitar ainda mais embarques e desembarques.

Ambos modelos serão entregues com assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Além de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria.

Os ônibus da Higer contam ainda com sua própria infraestrutura de carregamento rápido CCS2 ou GBT, possibilitando uma carga completa em menos de quatro horas.

Made in Brazil – A partir de 2024 todos os veículos serão fabricados no Brasil, dentro da fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE).