João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a incorporar em sua frota urbana veículos com a tecnologia Euro 6

João Pessoa se tornou a primeira capital nordestina a receber veículos Euro 6 e também a segunda capital brasileira a receber Euro 6, sendo a primeira o Rio de Janeiro.
Image

Na última quinta-feira (15), João Pessoa não ganhou apenas mais 22 ônibus zero quilômetro, que somados aos 20 veículos entregues mês passado, representam uma renovação de 20% da frota operante. A capital paraibana passou a dispor do que há de mais moderno em tecnologia veicular em transporte coletivo. Trata-se dos veículos Euro 6 com exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz que foram adquiridos pelo Grupo A.Cândido, representante das empresas de transporte coletivo urbano Transnacional e Santa Maria.

Alguns dos motoristas que irao dirigir os novos onibus

A compra das unidades Euro 6 pelo Grupo A.Cândido coloca a Paraíba como segundo estado do Nordeste a contar com ônibus com a nova tecnologia – o primeiro é o estado do Ceará. Mas, como as primeiras unidades cearenses são de empresas que operam no setor metropolitano, João Pessoa se tornou a primeira capital nordestina a receber veículos Euro 6 e também a segunda capital brasileira a receber Euro 6, sendo a primeira o Rio de Janeiro.

Os motoristas que vao operar os novos onibus participaram de um treinamento

Os novos ônibus da Transnacional irão circular, a partir desta segunda-feira (19), nas linhas 202-Geisel/Av. São Judas Tadeu, 204-Cristo Redentor, 301-Mangabeira/Pedro II, 302-Cidade Verde, 517-Mangabeira/Epitácio Pessoa, 1500-Circular, 3200-Circula e 5100-Circular. Na Santa Maria os veículos circularão na 116-Colinas do Sul, 523-Colinas do Sul/Epitácio Pessoa, 1510-Circular (UFPB/Unipê) e 5110-Circular (Epitácio Pessoa).

A Santa Maria agora tem onibus com a tecnolgia Euro 6

O Diretor do Grupo A.Cândido, Alberto Pereira, destaca a importância da renovação de frota com esses veículos de tecnologia inovadora e lembra que o Grupo já desenvolve um Programa que também contribuiu com a redução de emissão de poluentes. “Nós já desenvolvemos o Programa Operador Sustentável que estimula a adoção de boas práticas de dirigibilidade pelos nossos operadores que agora ganham um reforço significativo de proteção ao meio ambiente com a incorporação destes novos veículos que trazem essa tecnologia Euro 6”, reitera o empresário.

A Transnacional e uma das empresas que adquiriu os onibus com a tecnologia Euro 6

Essas novas versões de motores a diesel Euro 6 foram desenvolvidas para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas. Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores.

Sobre a tecnologia BlueTec 6

Ela é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes. Os veículos com tecnologia BlueTec 6 também são equipados com um novo On Board Diagnostics (OBD). O objetivo é evitar adulterações e facilitar o reparo de falhas relacionadas a emissões. Esse componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e restringe o desempenho do motor.