70 anos de Itapemirim: O último monobloco da Itapemirim

O 40519 foi o último dos monoblocos da amarelinha.
Image

Em abril de 1994 a Mercedes-Benz renovou mais uma vez seus rodoviários, apresentando a série O-400, nas versões RSD, RSL, RS e R. Além de algumas mudanças estéticas (frente e traseira de fibra de vidro, faróis circulares quádruplos, eliminação da grade dianteira, novas lanternas e a marca Mercedes-Benz moldada em toda a extensão da tampa traseira), o ônibus recebeu motor de 354 cv da série 400 e revestimento lateral segmentado, além de ter o sistema elétrico reprojetado e melhorada a acessibilidade aos órgãos de revisão corrente. Como opcionais podia receber rodas de alumínio, retarder e ABS. O carro ficou 400 kg mais leve, em função do uso de novos materiais, mas teve o interior simplificado, perdendo um pouco da sofisticação dos modelos iniciais.

Em 1996, a Viação Itapemirim investiu US$ 40 milhões na compra de 175 monoblocos Mercedes-Benz O-400 RSD para o lançamento do seu novo serviço Starbus. A compra foi única e foi uma das últimas encomendas feitas pela Mercedes-Benz enquanto fabricante de ônibus completos. Tanto essa compra quanto a da São Geraldo, feita na mesma ocasião, entraram para a história.

DSC05449

Desses 175 monoblocos adquiridos pela Itapemirim, alguns foram transformados em Dreambus, outros foram perdidos em acidentes, como o 40229, envolvido no trágico acidente do Barro em 2004, o qual foi reencarroçado como um Paradiso G6. Outros foram vendidos, e atualmente só restam 30 unidades na garagem da empresa, de acordo com recente levantamento realizado pela atual gestão. Destes 30, pelo menos dois rodam.

100 2505

Vendido para proprietário particular, o 40519 foi o último monobloco fabricado pela Mercedes-Benz. Estes são registros do veículo quando o Ônibus & Transporte visitou a garagem da Viação Itapemirim em Campina Grande, no ano de 2012.

DSC05446

Tal modelo marcou tanto na empresa que seu design serviu como referência para a construção da quarta e última geração do Tribus, cuja carroceria é nada menos que a do Tribus III, mas com frente e traseira dos monoblocos O-400 RSD.

Com informações de Lexicar
Imagens: Paulo Rafael Viana