BRT Rio deverá iniciar projeto piloto do novo sistema de bilhetagem nas próximas semanas

Durante essa primeira fase o novo sistema é recomendado para usuários que utilizam somente o BRT como meio de transporte. Inicialmente não haverá integração com outros modais municipais.
Image

A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro informou que irá iniciar no mês de julho o projeto piloto do novo sistema de bilhetagem eletrônica da capital carioca, operado pela concessionária ‘Jaé’. Até a data de inauguração, todas as estações e terminais já estarão equipadas com novos validadores, além das máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.

De acordo com as informações divulgadas no site da concessionária – jae.com.br, o início da operação da “Operação Piloto BRT” deve acontecer no dia 19/07 (quarta-feira), a operação é parcial e nessa fase não será possível a integração com outros modais de transporte. A aquisição dos cartões poderá ser feita através das bilheterias ou ATMs das estações BRT.

1 whatsapp image 2023 06 30 at 14 18 42 29633220

Além das ATMs nas estações e terminais, haverá sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento: Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.

Usuários que utilizam o cartão atual do sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar, este seguirá sendo vendido e aceito normalmente nas estações BRT.

Implantação e transição

A previsão da Prefeitura é de que a implantação completa do sistema ocorra no mês de outubro, quando o novo sistema passará a ser aceito nos outros modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT). Com a implantação completa, a prefeitura dará início ao período de transição, substituindo o sistema atual, de maneira que não prejudique o usuário.

Novo sistema

O novo contrato de concessão do sistema de bilhetagem eletrônica com o Consórcio Bilhete Digital, vencedor da licitação, foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em dezembro de 2022. A empresa vai pagar R$ 110 milhões para a prefeitura. O contrato assinado é de 12 anos e pode ser prorrogado por mais 12.

O acordo prevê que o consórcio fique responsável por receber o dinheiro das passagens. Ele fica com 4% e repassa o restante para a prefeitura. É o município que vai pagar às empresas de ônibus, dependendo da quantidade de linhas, de passageiros e quilômetros rodados.

Para realização a aquisição do Cartão Jaé é necessário realizar o pagamento do valor R$ 4,30 (caução), caso o usuário faça a opção pela devolução do cartão, o valor integral será restituído. A restituição do valor será feita a partir do mês de outubro de 2023.

Além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code ou aproximação (NFC). Os usuários podem baixar o aplicativo disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.

É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira, ou seja, não há prazo definido para que o usuário utilize o crédito.

Imagens: Divulgação/BRT MobiRIO e Jaé