Em nota a SPTrans informou que na sexta-feira (30) um erro no seu sistema enviou aos validadores uma lista de cartões ativos, informando que os mesmos deveriam ser bloqueados, ressaltou que assim que identificado o sistema atualizou os validadores retirando esses usuários da lista, buscando minimizar o alcance.
O bloqueio dos cartões ocorre da seguinte forma: o sistema de gerenciamento de bilhetagem eletrônica envia aos validadores utilizados pelo sistema a informação de cada cartão deverá ser bloqueado, ao usuário apresentar o cartão no validador, o validador informa ao cartão que ele não é mais aceito e a partir daquele momento não é mais possível fazer o uso deste cartão.
A SPTrans informa que não foi identificado nenhuma ligação entre o erro apresentado e a recarga embarcada, a possibilidade de fraude ou vazamento de dados.
Saiba o que fazer caso seu cartão tenha sido bloqueado
Caso o seu cartão tenha sido bloqueado, não precisa se preocupar, basta você realizar a solicitação da segunda via, constatado o bloqueio indevido a segunda via não será cobrada e você não perde o saldo que possuía no seu cartão.
O passageiro que deve se apresentar em um Posto de Atendimento munido do Bilhete Único de sua titularidade e um documento oficial de identificação com foto (ex: RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte) para realizar a solicitação.
A partir desta terça-feira (04) e ao longo de toda a semana os postos de atendimento das lojas de Santana e Jabaquara estão com horário especial de funcionários, realizando atendimento das 06h às 22h. Os atendentes estão sendo orientados pela SPTrans a fornecerem o atestado de comparecimento aos que solicitarem de algum documento de comprovação.
Acessando o site sptrans.com.br/postos/ é possível encontrar o Posto de Atendimento do Bilhete Único mais próximo de você.
Informe aos usuários
Além de solicitar reforço no atendimento das unidades para substituição dos cartões bloqueados, a SPTrans orientou as empresas de ônibus a liberarem o desembarque pela porta da frente dos passageiros cujos cartões apresentarem a mensagem de bloqueio no validador. Assim buscando minimizar os impactos ao usuário.
Saiba mais no site da SPTrans, clicando aqui.
Imagem: Divulgação/SPTrans