Marcopolo quer iniciar terceiro turno na fábrica de São Mateus (ES); Unidade também pode receber produção de veículos elétricos

Em entrevista ao jornal A Gazeta o CEO da Marcopolo falou sobre os planos da empresa para a unidade capixaba que está operando próxima da capacidade máxima e tem previsão de aumento na demanda.
Image

A fabricante gaúcha teve recorde no número de vendas em 2022 e produção vem se mantendo em 2023, a expectativa é de que a demanda aumente com uma encomenda do Governo Federal que prevê a compra de 11 mil veículos, já que a unidade de São Mateus também produz os ônibus do programa ‘Caminho da Escola’, do Ministério da Educação.

OT MARCOPOLO SAO MATEUS BSB ENTREGA
Veículos urbanos entregues pela unidade em 2019 (Divulgação/Marcopolo)

Atualmente a Marcopolo emprega 2 mil funcionários diretos na unidade fabril e está operando próximo da capacidade máxima de produção. No total, em 2022 a unidade da Marcopolo em São Mateus entregou cerca de 4100 unidades, um aumento de 105% quando comparado com o ano anterior e empresa vê com bons olhos o resultado de 2023, prevendo novos investimentos e contratação de funcionários para a unidade capixaba.

“Estamos aguardando a definição sobre o ‘Caminho da Escola’, que deve sair em breve. A adoção do terceiro turno, diante da ampliação da demanda, é uma possibilidade.”

James Bellini – Diretor-geral da Marcopolo

Para Sidnei Vargas, Diretor Comercial da Volare, há otimismo para 2023 pois “O Turismo está aquecido, os governos comprando ônibus para Educação e tem uma pegada muito forte de eletrificação dos ônibus urbanos”.

Investimentos

A unidade Marcopolo São Mateus vem recebendo investimentos constantes, teve sua produção ampliada e diversificada ao longo dos anos, a fábrica que começou como Volare em 2014, hoje produz veículos urbanos do modelo Torino, da linha Volare e veículos especiais do programa ‘Caminho da Escola’.

De acordo com o CEO da Marcopolo, André Vidal, a fábrica de São Mateus está em um ponto estratégico e pronto para produzir qualquer modelo da Marcopolo “É uma fábrica próxima de mercados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste”.

Atualmente a capacidade máxima da unidade está em 22 unidades por dia, 5 mil ao ano. Com a adição do terceiro turno de trabalho a produção iria aumentar para 30 veículos por dia, o que significa uma produção de 7 mil veículos ao ano e mais oportunidade de emprego na região.

Produção de veículos elétricos

A Marcopolo também estuda realizar a produção de veículos elétricos na unidade fabril de São Mateus, atualmente os modelos estão sendo fabricados na unidade de Caxias do Sul, mas com a tendência do mercado para eletrificação das frotas do transporte urbano, principalmente nas capitais, mais investimentos deverão ser direcionados ao Espírito Santo.

Vale ressaltar que o modelo desenvolvido para encarroçamento em chassis 100% elétrico da Marcopolo, Attivi, possui opção de chassis que também foi desenvolvido pela Marcopolo o modelo Attivi Integral.

A fábrica na região Norte do Espírito Santo, próximo ao estado da Bahia, está localizada a cerca de 900km ou 14h de viagem (sem paradas) da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), oficialmente adquirida pela fabricante de veículo elétricos chinesa, BYD, e que de acordo com o comunicado feito ontem (04), também irá produzir chassis para ônibus. O modelo Attivi também é homologado para receber o chassis fabricado pela marca.

De acordo com a empresa os debates para a produção de veículos elétricos no Espírito Santo está bem avançada e a decisão será tomada em breve, ainda em 2023, “Não significa que iniciaremos as obras em 2023, mas a decisão certamente sairá este ano.” afirmou Bellini.

Imagens: Divulgação/Marcopolo e Lugui Comunicação