Pernambuco tem aumento na tarifa do transporte intermunicipal do estado

O reajuste da tarifa foi realiado pela EPTI - Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, do governo estadual.
Image

A partir desta segunda-feira (10), os pernambucanos que forem utilizar as linhas intermunicipais do estado do Pernambuco poderão notar aumento na tarifa praticada nos trajetos. O aumento de 7,24% foi autorizado pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI, gestora do sistema intermunicipal no estado do Pernambuco. De acordo com a empresa, o aumento é para compensar os efeitos da inflação entre os períodos de 1º de março de 2022 a 31 de maio de 2023.

O ajuste real ficará a cargo das empresas operadoras, elas são responsáveis por definir os novos valores das linhas e suas seções, desde que não ultrapasse o percentual permitido, visto que, 7,24% é o valor máximo que as empresas podem ter de aumento. Mensalmente o transporte intermunicipal no estado transporta mais de 1.3 milhões de passageiros.

Todas as linhas que atendem as cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco podem aplicar o aumento da tarifa. Atualmente o sistema intermunicipal do estado transporta 1.3 milhões de passageiros por mês, com sete empresas operadoras, sendo elas: Progresso, 1002, Borborema, Rodotur, Astrotur, Coletivos, Joalina e Logo Transporte.

Transporte Metropolitano de Recife

Até o momento não há previsão de aumento na tarifa do Transporte Metropolitano de Recife, que também é gerido pelo governo estadual. A governadora do Estado, Raquel Lyra, no início do ano anunciou que não iria reajustar as tarifas porque, antes, pretendia “moralizar” o sistema.

O sistema metropolitano tem sofrido com uma evasão de receita na ordem de 15%, o que representa um prejuízo mensal de R$ 20 milhões.

Imagens: Jovani Cecchin