A previsão no edital é de que a entrega das primeiras 10 unidades para a Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC/MOBI-Rio sejam finalizadas até o fim de novembro de 2023, como prevê o edital, no entendo a primeira unidade já foi apresentada durante a visita técnica de representantes da prefeitura e da MOBI-Rio, sendo a primeira unidades produzida do modelo, renomeado, Viale Express pela encarroçadora gaúcha, e com o chassis que atende as novas norma de emissões Proconve P-8/Euro 6. A Marcopolo pretende iniciar as entregas já no próximo mês de outubro.
De acordo com a nota enviada ao Ônibus e Transporte, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro – SMTR informou que uma comissão de fiscalização da secretaria realizou uma vistoria na primeira unidade que foi produzia, pois a mesma serve como ‘modelo’ para a fabricação dos demais veículos encomendados para o BRT carioca. A visita técnica aconteceu na última segunda-feira (10), na unidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
A primeira unidade produzida e que está no vídeo divulgação pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) possui chassis Mercedes-Benz O-500 MDA 3738 8×2 BlueTec6 Super Articulado, o modelo de 23 metros conta com motor OM 460 LA de 12,8 litros e 381 cv de potência, com o câmbio VOITH DIWA 6 D884.6, de 4 marchas e com retarder incorporado.
Conversamos por telefone com Gilson Mansur, diretor da Guanabara Diesel, empresa que venceu a licitação para a entrega dos chassis para a produção do veículo e ele nos passou, em números quantos veículos do modelo foram entregues e quando ainda deverão chegar com a nova tecnologia BlueTec6.
“Já foram 120 unidades do modelo O-500 MDA e 20 modelos do O-500 MA entregues com tecnologia Euro 5 e que já estão em operação pela empresa. Agora serão entregue mais 180 unidades do modelo MDA, de 23 metros, com a tecnologia BlueTec6.”
Gilson Mansur, diretor da Guanabara Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Rio de Janeiro.
Dessas 180 unidades do Super Articulado Euro 6 que devem ser entregues à Prefeitura do Rio, não são todas que irão receber carroceria Marcopolo, a previsão é de que algumas receberão carroceria CAIO Induscar do modelo Millennium V Articulado, que ainda não está operando no modal carioca.
Confira o vídeo que o prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou em suas redes sociais:
No edital da prefeitura, exige que os veículos possuam a capacidade mínima de transportar 180 passageiros, de acordo com a assessoria da Marcopolo a unidade do vídeo possui capacidade de transporte 181 passageiros, sendo 58 sentados e 123 em pé.
A configuração de porta continua a mesma das versões do Viale Express que foram entregues com chassis do tipo Super Articulado, são 4 portas para embarque e desembarque nas estações, que são no nível da plataforma e do piso do veículo, pelo lado esquerdo e os veículos possuem 2 portas de emergência do lado direito do veículo para desembarque no nível da rua.
Renovação da frota
Esse é o primeiro modelo que a MOBI-Rio está recebendo com a carroceria desde que a prefeitura assumiu as operações, durante a primeira fase da renovação do BRT carioca a companhia municipal optou pela carroceria do modelo urbano da Marcopolo, na versão articulada, e que possui dimensões menores que o novo modelo que está sendo adquirido.
Os articulados entregues até o momento para a frota carioca são do modelo Torino Express, da Marcopolo, com três configurações de chassis, sendo um modelo de motor central, o Volvo B340M 6×2 Euro 5 com 22 metros de comprimento e dois modelos com motor traseiro, os Mercedes-Benz O-500 MA 6×2 BlueTec5 de 18,85o metros e Super Articulado O-500MDA 8×2 BlueTec5 de 22,990 metros, versão Euro 5 do modelo que está equipando os novos Viale Express.
Desde que a Prefeitura do Rio assumiu as operações do BRT uma pesada renovação da frota está sendo realizada, a prefeitura realizou a encomenda de 561 novos ônibus, com as 48 primeiras unidades entregues em dezembro de 2022 e o total de 291 ônibus novos entregues até julho de 2023, sendo 220 articulados e 71 ônibus do modelo ‘padron’.
A MOBI-Rio prevê que até março de 2024 as outras 270 unidades já com motorização Euro 6 estejam entregues e entrando em operação nos corredores cariocas, substituindo 100% da antiga frota que estava em operação. Os novos veículos são menos poluentes e seguem o mesmo padrão de segurança e conforto que está sendo aplicado nos demais carros da nova frota do BRT, agora com o diferencial de estar circulando com um veículo que possui maior espaço interno.
Viale BRT e Viale Express
O modelo Viale foi desenvolvido especialmente para utilização em corredores rápidos com embarque em plataforma de nível, já tinha alguns meses em que não era visto saindo 0km da fábrica da Marcopolo, enquanto muitas unidades do Torino Express eram entregues para os sistema que antes optavam pelo modelo, levando muitos a pensar que o modelo não seria mais produzido e seria substituído pela versão articulada do Torino.
Apesar de algumas pequenas mudanças, o Viale Express possui o mesmo design e estrutura do Viale BRT que é vendido desde 2011, apenas passou por uma mudança no nome, se alinhando com o os demais produtos articulados da família urbana da Marcopolo, que recebem o complemento após o nome do modelo, como o Torino Express e Attivi Express.
Boa parte da frota que entrou em operação pelo BRT do Rio de Janeiro, com a pintura azul, eram de veículos do modelo Viale entregues ainda na época em que a operação do BRT era realizada pelas próprias que faziam parte do antigo consórcio BRT. Esses veículos foram passados para a MOBI-Rio quando a prefeitura resolveu assumir a gestão e operação do BRT, muitos foram desmanchados ou se encontram circulando em condições precárias, devidos aos atos de vandalismo realizados por usuários e pela falta de manutenção das empresas que cuidavam dos veículos anteriormente.
As imagens são meramente ilustrativas, utilizamos o modelo do Torino Express de 22,990 metros já operados pela empresa, porém os veículos que deverão ser entregues são do modelo Viale Express, conforme divulgado no Instagram do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Imagens: Divulgação/MOBI-Rio e Júlio Barboza
Vídeo: Reprodução/@eduardopaes