Relembre a história da Expresso Kaiowa

Empresa fez parte de três grandes grupos empresariais de transporte do país.
Image

Antiga empresa dos tempos de ouro do Grupo Itapemirim, a Expresso Kaiowa foi fundada em 2001 e era mais uma empresa pertencente à gigante amarela.

Inicialmente recebeu alguns veículos que eram da Itapemirim, como Busscar Vissta Buss reencarrocado, Monobloco O400RSD, Vissta Buss HI, além dos Tribus 3 da Tecnobus. Com o passar do tempo foi recebendo veículos próprios adquiridos 0km pela nova administração.

A Kaiowa chegou a receber da Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha, algumas unidades do Marcopolo Viaggio G4 1100 com chassi Scania K112CL que vieram para a Penha com a compra da linha Curitiba X Porto Alegre via BR 116 junto a empresa Pluma Conforto e Turismo.

Inicialmente a empresa operou a linha Rio de Janeiro x Foz do Iguaçu, adquirida junto à Viação Nova Integração que pertencia ao Grupo Eucatur. Com o crescimento da empresa, em 2003, iniciou a operação de novas linhas, todas partindo de Foz de Iguaçu. Veja quais eram:

  • Foz do Iguaçu – Belo Horizonte
  • Foz do Iguaçu – Juiz de Fora
  • Foz do Iguaçu – Juiz de Fora via Três Rios
  • Foz do Iguaçu – Niteroi
  • Foz do Iguaçu – Rio de Janeiro via Piracicaba
  • Foz do Iguaçu – São José dos Campos

A Kaiowa chegou a operar a linha Cachoeiro do Itapemirim (ES) X Campos dos Goytacazes (RJ), linha bem diferente dos itinerários operados pela empresa, mas dentro da área de operação do Grupo Itapemirim, do qual a Kaiowa ainda fazia parte.

No ano de 2007 foi vendida juntamente com a Penha ao grupo Constantino, e por diversos finais de ano, era comum vê-la a serviço da Penha em algumas linhas.

045

Neste ano em 2013 alguns modelos Jum Buss 380 da Kaiowa subiram para o nordeste em algumas linhas da Penha como a Pelotas x Fortaleza, São Paulo x Campina Grande, dentre outras.

Com o crescimento da Penha, a Kaiowa ficou para último plano e pouco a pouco foi extinta. Sua última renovação de frota foi em Dezembro de 2010, e recebeu 2 G7 1200 Mercedes, prefixos 1000 e 1001, que posteriormente foram agregados a Penha na alta temporada, e vendidos tempos depois.

DSC02743

A empresa chegou a ser vendida mais uma vez para o Grupo JCA, no ano de 2015. O grupo decidiu por extinguir a marca e transferir as linhas da Kaiowa para a Auto Viação Catarinense, que integra o Grupo JCA.

Através da Resolução N° 4.951, de 2 de dezembro de 2015, a ANTT autorizou a transferência do controle societário da Expresso Kaiowa para a Auto Viação Catarinense.

Texto: Filipe Lima/Júlio Barboza