Dia do motorista: uma homenagem aos nossos profissionais

Veja o depoimento de motoristas de várias regiões do país.
Image

O que é ser motorista? Uma profissão que não é valorizada por muitas pessoas, mas é de suma importância para o progresso do país, pois necessitamos na maioria das vezes de um motorista para nos levar para o trabalho, para os estudos, para levar nossas encomendas, enfim, o motorista está no nosso dia a dia e nem notamos isso.

Você deu bom dia ao motorista do ônibus em que você embarcou hoje? Facilitou o troco para aqueles que também fazem a função de cobrador? Agradeceu àquele motorista que entregou a sua encomenda? Qual foi a gentileza que você fez ao motorista que lhe prestou algum tipo de serviço hoje?

Quem já se deu conta do tamanho da responsabilidade de um motorista? Vamos falar mais dos motoristas de ônibus.

IMG 3006

Muitos deles são responsáveis pela vida de 50, 100 ou mais pessoas por viagem a depender do tamanho e tipo de ônibus. Além dessas vidas, ele tem que levar o sustento para sua família. E com essa responsabilidade vem junto inúmeras dificuldades e riscos durante suas rotinas, como a violência que assola as grandes cidades, longas jornadas de trabalho, perigos no trânsito, cumprimento de horários e metas, dentre outras adversidades.

O motorista de transporte coletivo é uma atividade essencial. Isso significa que para eles não tem feriado, fim de semana, imprensado em feriados que caem na terça-feira ou quinta-feira, Réveillon ou home office. Faça chuva ou faça sol, com pandemia ou sem, nossos motoristas estarão sempre cumprindo com suas atividades.

Motorista

Mas muita gente não dá nem um agradecimento quando desembarca do ônibus, nem importância àquele profissional que está ali com a atenção em todo canto. Precisamos valorizar cada vez mais esse profissional que movimenta o Brasil, o motorista.

Mas mesmo com todos os problemas, ainda existem motoristas que trabalham com prazer e fazem com amor a sua rotina do dia a dia. Veja os depoimentos de alguns profissionais do volante que gostam do que fazem.

20220904 130904

Ser motorista é mais que uma profissão! É um amor que rompe gerações, é ser o responsável por centenas de vidas diariamente, é ser confiado uma responsável inigualável, um sentimento que extravasa um simples ato de dirigir. Tem que ter preparo, tem que amar, tem que ter paixão! Ser motorista é Transportar o Brasil o guiando, através de um volante!” Rafael Wan Der Maas, 33 anos e completando 9 anos de direção nesta terça-feira. Ele é motorista da Viação Anchieta, em Belo Horizonte.

Imagem do WhatsApp de 2023 07 24 as 12.28.16

Desde pequeno tinha o sonho de ser motorista, pois sempre gostei de ônibus e há 10 anos consegui realizar meu sonho. Hoje sou motorista da Caprichosa Auto Ônibus e amo o que faço!” Alex Bernardes, 33 anos, motorista há 10 anos.

311594822 10217861484123391 7906873629069078678 n

Bom para ser motorista, não precisa apenas de habilitação, tem que gostar, deixar muita coisa em segundo plano as vezes, não tem dia nem noite, nem sol nem chuva, quem é motorista, está aonde está por que gosta, e ama o que faz.” Estevão Ronchi, 34 anos, motorista de caminhão há 4 anos, trabalhando atualmente na Expresso São Miguel, empresa de cargas de Chapecó, Santa Catarina.

Imagem do WhatsApp de 2023 07 25 as 05.43.03

“Ser motorista de ônibus rodoviário interestadual é transportar sonhos, alegrias, tristezas e demais situações cotidianas de se lidar com público. Para se pré dispor a nossa profissão em primeiro lugar tem que amar a profissão, sempre se colocar no lugar do próximo, ter empatia saber lidar com a emoção de terceiros e estar bem consigo mesmo! Nesses vinte e três anos de profissão só posso dizer isso! Parabéns à todos os profissionais do volante!” Rafael de Oliveira, motorista da Viação Águia Branca.

Imagem do WhatsApp de 2023 07 24 as 23.57.19

“Entre os anos de 2003 e 2004, quando eu tinha uns 9 para 10 anos, eu acordava de madrugada para ver os primeiros ônibus começando a operar. Meu passatempo era ficar sentado no muro da residência que morei na Avenida Jules Rimet, Rio Doce, maior bairro de Olinda. Via os primeiros carros saindo de uma garagem próxima, o céu ainda escuro, com os primeiros passageiros do dia.

Eu via aquilo lá e hoje penso: “essa é a coisa que eu quero ficar pra sempre”. 20 anos depois vejo passageiros, velocímetro, volante, chaves de portas, freio de estacionamento, RPM, catraca, validador Prodata, Anjo da Guarda, feixe de molas, itinerário, telemetria, tacógrafo. Vejo e faço a operação do STPP/RMR diariamente.

Esse lugar aqui que eu estou é o lugar que eu gosto, que eu adoro. Então pra mim não é trabalho. Tem adversidades, claro. É difícil. Mas é a coisa que é a minha vida. É o que eu gosto de fazer. Então trabalhar aqui não é nenhuma dificuldade pra mim, nenhuma obrigação. É só prazer.” Paulo Rafael Viana, 30 anos, 1 ano e u mês como motorista da Itamaracá Transportes, sediada em Abreu e Lima/PE.

E muito falam com orgulho da empresa que trabalham. Veja o depoimento de João Pedroza, motorista da Gontijo que conduziu o ônibus em que fizemos a viagem de Belo Horizonte para Goiânia na semana passada.

Joao Pedroza

Meu nome é João Pedroza Fagundes Júnior, sou motorista da empresa Gontijo desde 2007.

Durante esses 15 anos e meio de empresa, principalmente depois da pandemia, o que mais se escutava no nosso meio era que se um dia Deus levasse o Sr. Abílio, os filhos iriam dividir a empresa.

E o que estamos vendo é que o nome Gontijo continua muito forte, tendo em vista o investimento na aquisição dos ônibus de dois andares. Isso mostra que o legado da empresa está muito bem administrado pela família Gontijo, e a confiança no país em que ela opera continua muito forte.

Tenho que só agradecer a empresa pela confiança no meu trabalho, o instrutor Carlos que veio acompanhando a viagem e você que veio registrando tudo. Não posso esquecer do encarregado de Goiânia Paulo Vinicius, pela confiança no meu profissionalismo e por ter me dado a oportunidade de trazer com segurança os clientes e o primeiro ônibus de dois andares da empresa a pisar na capital do Goiás. Eeeeeeeeeeehhhhh  Goiânia!!!!

Nesta terça-feira, quando o motorista que prestar algum serviço para você, seja de ônibus, aplicativo ou de entrega, agradeça a ele pelo o que fez por ti.