Eu era assim, estive assim: Incasel Cisne 0734, como N.S. das Neves e Transnacional

Veículo foi pintado com as cores da Transnacional quando empresa adquiriu a N.S.das Neves: é daí que vem o 07 que identifica a frota dela até hoje.
Image

Hoje o “Eu era assim, estou assim” é um pouco diferente, pois mostra um veículo que já não está mais no sistema há mais de 30 anos e até hoje não se sabe seu paradeiro atual, mas de certa forma é icônico não só por ter sido o primeiro 0734 (atualmente 07034) da Transnacional, mas também um dos poucos registros coloridos dela como Incasel Cisne.

E isso porque o veículo já apareceu aqui no Ônibus & Transporte como Nossa Senhora das Neves, empresa a qual a Transnacional adquiriu em 1987 para se estabelecer em João Pessoa e dar início a trajetória do Grupo A.Cândido na capital paraibana. Mostramos esta imagem no dia 10 de fevereiro de 2022 com o histórico da compra e do investimento da empresa na época.

100 2386

Esse veículo era um dos nove que a Nossa Senhora das Neves adquiriu no ano de 1983, sendo encarroçado em chassi OF-1113 da Mercedes-Benz. Mais tarde chegariam mais dez monoblocos O-364 em um investimento de CR$ 460.000.000,00. Todo esse investimento se justificava para um melhor atendimento ao recém-inaugurado conjunto Mangabeira, que viria mais tarde a se tornar o maior bairro da capital paraibana.

Os Cisne, assim como a maior parte da frota da N.S. das Neves, foram herdados pela Transnacional quando de sua aquisição, assim como as linhas e a numeração 07, que identifica a frota da empresa pessoense até hoje, bem como a frota da unidade de fretamento.

O carro 0734, assim como os demais, foi pintado com as cores da empresa na época. Depois de sua baixa, fora ocupado por várias gerações do Torino, da Marcopolo, além de um Viale. O atual 07034 é um Marcopolo Torino ex-Grupo Anchieta de BH, já próximo de ser baixado por idade.

A linha que aparece no Cisne da foto é a 515-Mangabeira/Epitácio, que rodou entre 1984 e 1999 e teve um breve retorno entre 2020 e 2021. Foi substituída nas duas ocasiões pela linha 2515-Mangabeira/Cristo-Epitácio, atualmente operada pela Reunidas.

Já a Incasel, convém lembrar, é a atual Comil, criada em 1986 após a aquisição da massa falida da Incasel pelo grupo paranaense Comil, formado pelas famílias Corradi e Mascarello. Após divisão societária, a fábrica de ônibus ficou com os Corradi, e os Mascarello viriam a fundar sua própria fábrica em 2002.

Frota atual da Transnacional tem o sucessor do Cisne

O sucessor do Cisne, que fora ainda fabricado como Comil, foi o Svelto, lançado em 1989. O modelo está em sua sexta geração, lançada em 2012 e que passou por leve facelift em 2017.

Todas as demais versões já estiveram no sistema pessoense, porém a versão de 2012 foi introduzida no sistema por meio da Transnacional, marcando a volta do que um dia fora a Incasel na frota urbana da empresa. Foram adquiridas unidades seminovas que pertenciam a Viação Pioneira, de Brasília, para a Transnacional e Reunidas (que tivera o Svelto 1995 e 1998 quando adquiriu a Roger, de Cabedelo).

Parte dos Sveltos foi transferida para o fretamento, e posteriormente para a Reunidas de Natal (que agora se chamará Transnacional). A maior parte desses veículos segue rodando até hoje no sistema pessoense. Em Campina Grande, a Transnacional surpreendeu adquirindo 10 unidades zero quilômetro do modelo. A Comil também já forneceu várias unidades zero quilômetro, dos modelos Versatile Gold e Campione, para o fretamento da empresa.