Enquanto a Boeing trabalha no programa de homologação da nova família do maior avião bimotor do mundo, o Boeing 777X, o avião que sequer iniciou suas operações comerciais já anda recebendo atualizações. Dessa vez, a variante 777X-8 recebeu novo dimensionamento, está maior, com maior capacidade de transportar passageiros e indo ainda mais longe, com o novo alcance a aeronave pode voar até 8.745 milhas náuticas ou 16.190 quilômetros, 20 km a mais que a versão anteriormente divulgada.
Apesar de ser uma novidade boa, afinal, voar mais longe e carregar mais passageiros em uma aeronave maior não é exatamente coisas que costumam estar juntas nas equações dos engenheiros aeronáuticos, o anúncio das mudanças não foram realizadas pela Boeing. As alterações foram descobertas por um usuário, que notou mudanças no site oficial da Boeing, e comparou capturas de tela do ano de 2022 e 2023.
Além do novo alcance, a aeronave possui agora capacidade para transportar 395 passageiros em configuração multi-classe, 11 a mais que os 384 divulgados anteriormente, em uma fuselagem que quando comparada ficou 1,07 metros maior, totalizando 70,86 metros de comprimento.
A envergadura da aeronave (medida entre as pontas das asas também cresceu, ficou 3 centímetros maior em solo, lembrando que as asas da família 777x possui um mecanismo que dobra a ponta das asas quando a aeronave está taxiando. Medida tomada para que não fossem necessárias mais adequações em aeroportos que aviões da antiga geração do 777 não fossem necessárias.
De acordo com o que foi divulgado pelo site Aeroin, a alteração no site teria acontecido no dia 2 de junho de 2023.
Segundo o último balanço de encomendas divulgado pela Boeing, em 30 de junho de 2023, exitem 383 intenções de compra para a família 777X ao redor do mundo, sendo 24 dessas intenções para o 777X-8, a menor variante da família 777X.
Imagens: Divulgação/Boeing