Conheça a história do Bike GV, ônibus adaptados para transportar bicicletas no Espírito Santo

Criada a quase 10 anos, conheça a história dos veículos da linha 400 que transporta os ciclitas entre Vila Velha e Vitória.
Image

A linha 400, operada pelos veículos do Bike GV, foi criada em novembro de 2013 com o objetivo de transpor ciclistas e suas bicicletas, de Vila Velha para Vitória e vice-versa, via Terceira Ponte, com a tarifa equivalente a 50% do valor da tarifa do Transcol. Hoje, a tarifa custa R$ 2,25. 

Com o funcionamento das 6h às 23 horas, nos dias úteis, e de 6h às 20h30 aos sábados, domingos e feriados. O Bike GV tem dois pontos de embarque e desembarque: um na rua lateral ao Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e outro na Praça do Cauê, em Vitória. Todos os ciclistas pagam passagem, exceto as gratuidades previstas em lei e não é permitido o transporte de animais no veículo.

Os ônibus da linha 400 têm mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos ciclistas.

O grande objetivo do projeto é estimular o uso das bikes como uma modalidade de transporte, além de uma solução de travessia pela Terceira Ponte, visto que a ponte não possuía ciclovia na época. A ciclovia da Terceira Ponte será inaugurada no próximo domingo (27), sendo mais uma alternativa para os trabalhadores, estudantes e atletas que desejam chegar à capital sem deixar a bicicleta para trás.

Veículos

Inicialmente foram disponibilizados dois veículos para realizarem a linha, ambos do modelo Urbanuss produzidos pela Busscar em 2008 e encarroçados no chassis Mercedes-Benz do modelo OF 1722 M. Inicialmente os veículos possuiam o prefixo 14373 e 14374, porém após a última licitação realizada em 2014 a numeração da empresa foi alterada e os veículos que já operavam no sistema foram renumerados e os veículos do Bike GV passaram a ser numerados de 12072 e 12105 respectivamente.

Os veículos operados pela Viação Praia Sol, operadora do Sistema Transcol com sede em Vila Velha e que possuíam o prefixo 12072 e 12105 foram adaptados com a remoção de todos os bancos e a instalação de suportes para fixação e travamento das bicicletas, possuíam capacidade para transportar até 17 bicicletas e seus respectivos ciclistas.

Além disso os veículos possuíam uma plotagem especial diferenciando os dois veículos dos demais que operavam no sistema de transporte público da Grande Vitória na época, sendo predominante os tons verdes e branco, enquanto nos veículos coletivos utilizavam outro padrão de cores.

Os dois Urbanuss foram desativados em 2020, quando a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo – Ceturb ES realizou a renovação e ampliação da frota do serviço. Substituindo os modelos da Busscar por três veículos do modelo Apache VIP IV da Caio entregues em 2014, que foram adaptados e estão operando até hoje.

Os atuais veículos também pertencem a frota da Viação Praia Sol, onde possuem o prefixo 12201, 12202 e 12203. Além do acréscimo de mais um veículo no serviço, os veículos do Bike GV receberam alteração na padronização visual e também atualização no layout interno.

Agora os veículos transportam até 20 bicicletas fixadas no suporte e seus respectivos ciclistas e possuam a mesma base da pintura dos demais veículos que operam o serviço convencional do Transcol GV, se diferenciando apenas pela tonalidade da cor azul, que no serviço Bike GV possui um azul mais escuro, e alguns adesivos.

Imagens: Divulgação/Governo do Espírito Santo e Pedro Henrique/Ônibus Capixabas


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.