Viação União Santa Cruz adquire a empresa Expresso Palmares no Rio Grande do Sul

Negociação que durou seis meses não teve seu valor divulgado.
Image

A empresa Viação União Santa Cruz LTDA., com sede na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, está adquirindo as operações da Expresso Palmares Turismo LTDA., empresa gaúcha com sede em Porto Alegre. A empresa opera linhas intermunicipais no Rio Grande do Sul, o transporte coletivo urbano de Capivari do Sul, São José do Norte e Viamão, além do transporte escolar e turismo.

A Expresso Palmares possui uma frota de cerca de 38 veículos, que serão renovados e se somarão aos 140 veículos que compõem a atual frota da União Santa Cruz, e um quadro de aproximadamente 90 colaboradores diretos que se somão aos mais de 400 funcionários da Santa Cruz. De acordo com a empresa, a marca Palmares será mantida, assim como o emprego dos funcionários.

Os valores da venda não são divulgados pelas empresas, mas de acordo com o portal GZH, as negociações duraram cerca de seis meses e com a venda, a Santa Cruz amplia a sua participação no mercado assumindo as 15 linhas, com mais de 25 itinerários intermunicipais e que atendem 19 municípios do Rio Grande do Sul.

“Conhecemos bem a empresa e o seu potencial de crescimento. Há 10 anos, eles (a Expresso Palmares) já estavam com parte de sua frota instalada na nossa base em Porto Alegre, no bairro Humaitá, onde são feitos serviços de limpeza nos veículos, com dormitórios para os motoristas”.

Flavio Paskulin, presidente da Viação União Santa Cruz.

Expresso Palmares

Em 1953, está completando 70 anos este ano, a empresa originalmente se chamava “Cyrio Haas & Cia” e iniciou suas atividades no ramo dos transportes, sob o comando de Guilherme Hoff, Raymundo Haas, Urbano Haas e Romeu Haas.

O primeiro serviço oferecido foi a linha Granja Getúlio Vargas x Porto Alegre. Algum tempo depois, a companhia começou a expandir seus negócios, criando os itinerários Palmares do Sul x Porto Alegre, Granja do Casamento x Porto Alegre e Cidreira x Porto Alegre (via Balneário Pinhal). Ainda nesta época teve início a prestação dos serviços de transporte coletivo urbano para a cidade de Viamão.

Em 1957, a empresa trocou de nome e passou a ser chamada de Expresso Palmares. Desde então, se preocupou em ampliar, cada vez mais, os seus produtos e serviços. A companhia adicionou novas linhas entre o litoral e a região metropolitana de Porto Alegre e também consolidou a prestação de serviços de transporte coletivo urbano em Palmares do Sul.

Buscando ainda mais alternativas para aprimorar o seu trabalho e melhor atender aos seus clientes, ao longo dos anos a Expresso Palmares já incorporou outras companhias transportadoras, como a ELB.

Imagens: Lucas Rosa, Divulgação/Santa Cruz e Palmares