Viação Catedral e Guanabara: renovações expressivas para atender o Nordeste brasileiro

Ambas as empresas adquiriram juntas mas de 150 ônibus 0 km.
Image

O usuário do transporte rodoviário de passageiros na região Nordeste está sendo agraciado nos últimos anos com constantes renovações da frota de veículos das empresas que operam por lá. E muito se deve aos expressivos investimentos que duas das maiores operadoras de ônibus do país e que tem importante atuação por lá vêm fazendo. Estamos falando de Viação Catedral e Expresso Guanabara.

A Viação Catedral, que embora seja sediada em Brasília, e tenha rotas conectando a Capital Federal ao Goiás, Minas Gerais e São Paulo, possui muitas rotas ligando o Sudeste e o Centro-Oeste para a Região Nordeste, se tornando então uma das principais empresas de transporte de passageiros entre essas regiões. Sendo mais específico no Nordeste, a Viação Catedral atende praticamente todos os estados (com exceção do Maranhão), além de muitos municípios importantes, e para esse atendimento vem fazendo renovações de frota em relevantes quantidades.

7f7bb191 3fdb 415f a090 8a9d22aed380

Segundo levantamento que fizemos num período entre dezembro de 2021 a junho de 2023, a Viação Catedral adquiriu junto a fabricante Marcopolo um total de 71 unidades, sendo 69 veículos do tipo double-decker (DD), divididos entre 6×2 e 8×2, e 02 veículos do tipo Low Driver (LD). Desses 69 ônibus de dois andares, o último lote contendo 15 unidades trouxe uma identidade visual nova e mais limpa, que homenageia inclusive o povo nordestino, estampando em suas laterais um chapéu de cangaceiro e o dizer “Cabra da Peste”, nome típico da tradição nordestina para o indivíduo admirado pelo seu valor, lealdade, coragem, disposição, capacidade de trabalho, e que virou apelido dessa nova frota. Ainda houve a aquisição de 06 unidades com a fabricante Comil, sendo todos do tipo double-decker, esses ainda com a pintura tradicional. Internamente, esses últimos 21 veículos recebidos possuem capacidade para transportar 60 passageiros em poltronas Semileito, e um bagageiro estendido para para maior capacidade de carga. Em uma nova filosofia de operação, a Catedral tem apostado em ônibus de dois pisos ao invés dos veículos tipo Low Driver.

E os investimentos em frota nova não param: agora no mês de agosto, a empresa divulgou a compra de mais 100 unidades junto a Marcopolo, que deverão ser entregues entre Novembro deste ano e Fevereiro de 2024, numa transação que deve superar a marca de R$ 150 milhões.

img 4070 1

Falando agora da Expresso Guanabara, nordestina de Fortaleza, Ceará, também vem sendo destaque pelas expressivas renovações de frota e também pelos novos serviços. Há exatamente um ano, em agosto de 2022, a Guanabara adquiriu 90 novos veículos, sendo 85 unidades do ônibus Paradiso G8 1800 DD da Marcopolo, e 05 unidades do ônibus Vissta Buss DD da fabricante Busscar. Nessa compra, a Guanabara trouxe ainda um novo serviço, com veículos configurados de poltronas Leito no piso inferior e poltronas Semi Leito no piso superior. Essa nova frota, que entrou em operação ainda no ano passado, chegou para substituir em várias linhas os ônibus de um piso (Paradiso 1200), elevando então o nível de conforto nas viagens, recebendo muitos elogios dos clientes.

E em julho deste ano, a Guanabara divulgou que adquiriu mais 45 novos ônibus junto a Marcopolo, todos do modelo Paradiso G8 1800DD, sendo eles configurados de poltronas Semi Leito em ambos os pisos. Esse novo lote, que deve ser entregue agora no início do próximo mês, serão os primeiros veículos da frota da empresa cearense que atenderão a norma Proconve P-8/Euro 6, menos poluentes e mais silenciosos. Além da configuração inédita de poltronas Semileito total, esses veículos terão também o bagageiro estendido com portas de acesso em ambos os lados, para facilitar a manipulação das bagagens entre os embarques e desembarques. A expectativa é que os ônibus já estejam em operação na segunda quinzena de setembro.

(Não foram contabilizadas as compras de veículos para as demais empresas do Grupo Guanabara – Real Expresso, UTIL, Brisa, Sampaio e Rápido Federal – apenas para a Expresso Guanabara).

Outras empresas que operam dentro da região Nordeste fizeram aquisições de novos ônibus, porém em quantidades mais tímidas. Contudo, pontuamos então o esforço que as empresas vêm fazendo para oferecer melhores ônibus, melhores serviços, mais qualidade, conforto e segurança para as viagens do povo nordestino.