Novos ônibus do transporte público de Macaé vem sofrendo com forte onda de vandalismo

Os veículos recém-adquiridos, com cerca de um mês de operação, já sofreram com diversos atos de vandalismo.
Image

A cerca de pouco mais de um mês, anunciávamos aqui no Ônibus & Transporte, a entrega das primeiras unidades dos novos ônibus que foram produzidas pela Marcopolo para a empresa SIT Macaé. Os veículos fazem parte de um lote de 83 veículos foram adquiridos pela empresa do Grupo JCA para operar na rede de transporte público da cidade fluminense.

Se tratam de veículos modernos, configurados especialmente para a operação do município e que reúnem alguns dos melhores itens de conforto, tecnologia e segurança para veículos do tipo que são disponibilizados pela Marcopolo e Mercedes-Benz, empresas que produzem a carroceria e o chassis, respectivamente. A frota de ônibus recém-adquirida, conta com climatização, carregadores de celular, wi-fi e acessibilidade.

Os ônibus são identificados com o selo “Macaé Conectada”, que não apenas denota a conexão com a internet, mas também representa a adesão do município aos padrões mais modernos de transporte público. Esses veículos, representam o primeiro passo em um plano mais amplo de melhorias da prefeitura, que já planeja a chegada de mais ônibus no próximo ano, o que resultará na renovação completa da frota de transporte coletivo da cidade, colocando Macaé na vanguarda tecnológica do país.

De acordo com a Prefeitura, mesmo após as melhorias e investimentos o valor da passagem permanecerá em R$ 1,00 (um real), buscando manter o serviço acessível à população. Porém, apenas após algumas semanas da celebração da chegada dos novos veículos, a cidade vem sofrendo uma onda de vandalismo contra o transporte público e que vem afetando esses veículos.

Recentemente a Prefeitura de Macaé informou que um dos veículos foi apedrejado enquanto trafegava pela Linha Vermelha, no município, quebrando ao menos duas janelas do coletivo. Além disso, os veículos também estão sofrendo com pichações, bancos rasgados, chicletes colados nas entradas USB, aranhões nas laterais dos veículos e outros itens internos danificados.

Os atos de vandalismo também se estende para as estruturas instaladas no município, de diversos setores e áreas. Após a prefeitura instalar 175 novos abrigos nos pontos de ônibus espalhados pela cidade, os mesmos já se encontram com sinais de vandalismo e pichações.

“Pela primeira vez, foram instalados de uma vez só, 175 novos abrigos de ônibus na cidade, e eles já estão sendo depredados. Nós pedimos que a população nos ajude a coibir este tipo de prática, pois todo mundo perde”.

Jayme Muniz, secretário de Mobilidade Urbana de Macaé.

Após a ação irresponsável de alguns indivíduos, até mesmo os avanços tecnológicos podem ser prejudicados. Segundo informações da empresa concessionária, a SIT Macaé, um veículo vandalizado pode demorar cerca de cinco dias para retornar para a operação do município, além do prejuízo financeiro causado pelos danos, que gira entorno de 45 mil reais por mês e os danos e transtornos gerados pelo veículo estar fora de operação.

Até o momento, ninguém foi preso pelos atos no município. A Prefeitura pede que a população ajude a coibir a prática e pede que qualquer pessoa que detenha informações relevantes pode entrar em contato com a 123ª DP da Polícia Militar através do WhatsApp, pelo número (22) 98831-8043. A Polícia Civil enfatiza que a garantia de sigilo é assegurada e solicita a cooperação de todos para contribuir com a segurança do município.

Imagens: Divulgação/Semob