Na manhã deste domingo, 17/09, algumas unidades dos 45 Paradiso G8 1800 DD adquridos pela Guanabara. passaram pelo Estado da Bahia. Oito delas foram registradas na BR 116, quando passavam pela cidade de Vitória da Conquista.
Os ônibus estão à caminho da sede da empresa em Fortaleza, Ceará, ainda nesta semana, provavelmente nesta segunda-feira, se não houver imprevistos.
Com os novos ônibus, a Guanabara irá inaugurar um novo serviço: o semileito total em veículos Double Decker (Dois andares) que serão utilizados principalmente nas ligações entre as regiões Nordeste e Sudeste do país.
Os chassis que equipam os novos ônibus são do modelo O-500 RSD BlueTec 6 da Mercedes-Benz e também trazem outra novidade. São os primeiros da Guanabara a atender as normas de emissão de gases Proconve P-8/Euro 6.
A capacidade deles é para transportar 56 passageiros em poltronas semileito, sendo 12 no piso inferior e 44 no piso superior, todas com descanso para pés e pernas, tomadas USB individuais, cintos de segurança, suporte para bolsas e porta-copos.
Oferecerão ainda aos clientes da Guanabara, janelas panorâmicas com cortinas, porta-pacotes, sanitário no piso inferior, geladeiras, luzes de leitura direcionais, piso amadeirado, interfone, DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao interior do veículo, sistema de ar-condicionado com dutos individuais e itinerário eletrônico na cor branca.
Para maior capacidade de carga, os novos veículos dispõem de bagageiro estendido na parte traseira com portas de acesso nas laterais, para facilitar o embarque e desembarque das malas. O projeto é diferente dos primeiros que chegaram à frota da empresa, onde foi isolado uma parte do salão inferior próximo ao sanitário para obter um bagageiro extra.
Imagens: Rava Ogawa