Novos BRT’s do corredor Transoeste começam a ser entregues ao Rio de Janeiro nesta sexta (22)

Os veículos farão parte da frota da Nova Transoeste, que está passando pela sua reconstrução desde 2022.
Image

Foram flagradas na noite de ontem (21) as primeiras unidades do novos ônibus que irão operar no sistema BRT do Rio de Janeiro, no novo corredor Transoeste, que está passando por obras de recuperação desde julho de 2022. Os registros foram feitos na cidade de Guaratinguetá, São Paulo, cerca de 250 km da cidade do Rio de Janeiro e na manhã desta sexta (22) já foram flagrados na altura de Paracambi, já no Rio de Janeiro, circulando pela Dutra a caminho da capital.

A cidade já havia recebido a primeira unidade que irá atuar no corredor Transoeste no mês de agosto, conforme publicamos aqui no Ônibus & Transporte. Na ocasião participaram da entrega o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde também ocorreu a assinatura do emprêstimo entre a Prefeitura e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – destinando recursos para as obras de mobilidade urbana, sendo R$ 1,8 bilhão de reais destinados à requalificação do BRT carioca.

Os novos veículos possuem 23 metros de comprimento, equipados com o chassis ‘super articulado’ da Mercedes-Benz, o O500 MDA 3738 8×2 BlueTec 6. Os novos ônibus do corretor Transoeste que foram flagrados receberam carroceria do modelo Viale Express, da Marcopolo.

Além do modelo da fabricante gaúcha, a cidade do Rio de Janeiro também espera receber unidades do Millennium V da fabricante Caio e que já estão em processo final de fabricação na unidade de Botucatu, em São Paulo. Sendo esses as primeiras unidades da 5ª geração do Caio Millennium que o sistema irá receber, apesar de já operar com 35 unidades do Apache VIP V, também da Caio, no modelo trucado e com 15 metros de comprimento.

Os veículos são as primeiras unidades da renovação do BRT carioca que atendem as normas de redução da emissão de poluentes Proconve P-8/Euro 6 em vigor no Brasil desde o início do ano. Conforme entrevista exclusiva ao Ônibus & Transporte, o diretor da Guanabara Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Rio de Janeiro, confirmou que serão 180 veículos do modelo O500 MDA 8×2 com tecnologia BlueTec 6 para a cidade.

O modelo da fabricante alemã utiliza motor OM 460 LA de 12,8 litros e 381 cv de potência, com o câmbio VOITH DIWA 6 D884.6 de 4 marchas e com retarder incorporado. A previsão é de que cada veículo entregue pela Marcopolo tenha a capacidade de transportar cerca de 181 passageiros.

Veja o vídeo:

Imagens: Josue Soares e João Antunes

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.