Conheça o ônibus elétrico que será testado em Belo Horizonte

Veículo será operado pela empresa SM Transportes.
Image

A Prefeitura de Belo Horizonte começa a testar nesta semana o uso de ônibus elétrico no transporte público na capital mineira. A medida faz parte do Plano de Mobilidade Limpa, apresentado na última sexta-feira, 29/09.

Imagem do WhatsApp de 2023 10 04 as 17.36.21 0d72f21b

E a empresa responsável pela operação do veículo será a SM Transportes, que opera o serviço de transporte público da cidade de Belo Horizonte e também na operação de linhas intermunicipais na Região Metropolitana de BH. O veículo que participará dos testes será um Millennium IV da Caio com chassi BYD – Build Your Dreams D9A, 100% elétrico para testes durante 30 dias.

Com autonomia de até 250 quilômetros por carga completa e baixo custo de manutenção, o chassi D9A é utilizado para aplicação de carrocerias com até 13 metros de comprimento. Ele é equipado com motores de 150 KW, equivalentes a 402 cavalos de potência e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, que contam com um módulo de controle eletrônico de tração.

IMG 20231004 WA0261

O veículo é equipado com freio a disco regenerativo com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, que proporcionam mais segurança e autonomia ao veículo. Sua estrutura tem material de alta resistência à torção e uso intensivo.

A suspensão pneumática integral gera conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) – permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque e desembarque de passageiros.

Neste modelo é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas. A coluna de direção permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia. O veículo conta com oito anos de garantia para o trem de força.

O veículo vem com 78 lugares, poltronas estofadas, alças pega-mão nos balaústres horizontais, sistema de ar-condicionado com saídas individuais, três portas de acionamento pneumático com embarque dianteiro, catraca eletromecânica, janelas corrediças, tomadas USB, campainha via wireless e itinerários eletrônicos na cor branca da Mobitec.

O Millennium dispõe ainda de saídas de emergência nas janelas e alçapões no teto, assoalho com tapete plástico antiderrapante, lixeiras, multiplex Thoreb e iluminação interna em LED.

Com total acessibilidade, o ônibus conta com elevador para fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida, campainhas em braile, balaústres táteis, além de poltronas reservadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

IMG 20231004 WA0241

Imagens: Rafael Wan Der Maas

, , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.