Embraer amplia acordo com a Toyota para ganhos de eficiência

Desde junho de 2022, as duas empresas têm atuado juntas para avaliar e sugerir melhorias em manufatura da principal fábrica da Embraer
Image

A Embraer anunciou hoje a ampliação do acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais. Desde junho de 2022, as duas empresas têm atuado juntas para avaliar e sugerir melhorias em manufatura da principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Extensao da parceria com a Toyota 1

A conclusão da implantação da nova metodologia em uma fase da produção das asas dos jatos comerciais E-Jets resultou em uma redução de 50% no ciclo de manufatura. No tempo total de fabricação deste segmento, a redução foi de 17% e o ganho de eficiência em torno de 20%. A equipe do P3E, o Programa de Excelência Empresarial Embraer, continuará expandindo a aplicação das iniciativas criadas em conjunto com a Toyota para outras etapas da fabricação das asas.   

Em razão dos resultados bem-sucedidos, as duas empresas decidiram expandir a colaboração para o desenvolvimento conjunto de outras metodologias a serem implantadas desta vez em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.

Extensao da parceria com a Toyota Luis Marinho Rafael Chang Masahiro Inoue

“A interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e potencializar ganhos de eficiência de maneira sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos muito felizes com a ampliação do acordo que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas em sistema produtivo.”

“Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando o fortalecimento de operações dessa grande empresa nacional. Importante dizer que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e adequação de mentalidade para um olhar atento à melhoria contínua. Seguimos honrados por fazer parte disso”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.

“A aplicação do TPS nos processos produtivos da Embraer é mais um exemplo concreto sobre como a metodologia pode contribuir para operações mais eficientes, independentemente de seu ramo de atuação; visando agilidade, qualidade e padronização, e impactando diretamente na competitividade da indústria nacional”, comentou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por liderar as transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa dar saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema de excelência visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo. A companhia tem a meta de crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.

Extensao da parceria com a Toyota

Fotos: Embraer DAM (bynder.com)

, ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.