Aeroporto de Congonhas inicia teste com ônibus 100% elétrico a partir desta semana

Modelo é similar ao que já está em teste no Aeroporto de Recife (PE), também administrado pela Aena Brasil.
Image

A Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Congonhas, juntamente com a ENGIE, empresa líder em energia renovável no país e com a Higer, fabricante chinesa de ônibus elétricos, se juntaram para realização de testes de um novo modelo de transporte que poderá ser implementado em aeroportos do país. De forma que, a ENGIE é responsável pelo planejamento e execução do projeto, viabilizando a transição dos veículos movidos a combustíveis de origem fóssil para veículos elétricos de fontes renováveis, através do investimento e da infraestrutura de carregamento da frota.

A partir desta semana, os passageiros do aeroporto paulista, administrado pela Aena, vão contar com mais conforto, tecnologia e segurança ao utilizarem o embarque ou o desembarque remoto, realizado com o auxílio deste novo veículo. Se trada do ônibus elétrico HIGER Azure A12BR, que é 100% elétrico, sem emissão de CO2 e ruídos.

O objetivo é utilizar o veículo no transporte de passageiros dentro do aeroporto, substituindo os ônibus que utilizam combustível fóssil, reduzindo, assim, as emissões de carbono na atmosfera. O Azure A12BR tem autonomia de 270 km e é alimentado exclusivamente por baterias, com tempo de recarga de até 3h.

Referência mundial em serviços de baixo carbono, a ENGIE oferece soluções sustentáveis para empresas e cidades no país. A parceria com a Aena, que detém a concessão de 17 aeroportos no Brasil, está em linha com os objetivos da empresa de alcançar o Net Zero Carbon até 2045.

“O consumo reduzido de energia e a redução de emissões estão em linha com o propósito da ENGIE de agir para acelerar a transição para um mundo neutro em carbono. Além disso, ajudamos empresas a serem mais sustentáveis e eficientes, otimizando seus custos com energia elétrica.”

Jacques-Olivier Klotz, diretor-presidente da ENGIE Soluções.

Atualmente, a Aena Brasil está investindo em obras estruturais nos aeroportos que administra para torná-los mais sustentáveis. A parceria entre a Aena e a ENGIE é um passo importante dentro do compromisso da pauta ESG em tornar o aeroporto um ambiente mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, oferecendo mais conforto ao passageiro.

“O objetivo da Aena é que possamos ter 100% da nossa frota de 25 ônibus com essa nova tecnologia em Congonhas.”

Raul Moya, diretor de Infraestrutura, Operações e TI da Aena Brasil.

Imagens: Divulgação/Aena Brasil