Emirates construirá nova instalação de engenharia de US$ 950 milhões

A nova instalação será a maior e mais avançada da aviação comercial.
Image

 Emirates, maior companhia aérea internacional do mundo, anunciou um expressivo investimento de 950 milhões de dólares para construir uma nova e ultra-moderna instalação de engenharia no Dubai World Central (DWC). Distribuído por mais de 1 milhão de metros quadrados, o complexo de engenharia será o maior e mais avançado do seu tipo a ser operado por qualquer companhia aérea, o anúncio foi feito durante a Dubai Airshow.

Construído com o propósito de apoiar a frota de aeronaves e os requisitos operacionais da Emirates na década de 2040, o complexo será também o centro de excelência para serviços de engenharia de aviação comercial no Oriente Médio, com uma capacidade disponível potencialmente oferecida a outras operadoras aéreas.

“Esse investimento significativo sinaliza a nossa confiança no crescimento futuro da Emirates e do setor de aviação. As novas instalações permitirão que a Emirates seja totalmente auto-suficiente quando se trata de manutenção, reparos, revisão (MRO) e todos os requisitos de engenharia para a nossa frota de aeronaves. Isso nos dá estabilidade e flexibilidade operacional, e garantia de qualidade. Com o crescimento previsto do setor da aviação na região, as novas instalações de engenharia da Emirates também desempenharam um papel fundamental como centro de excelência, atraindo o envolvimento de parceiros globais em toda a cadeia de abastecimento da aviação. Criará milhares de empregos técnicos qualificados e acrescentará valor à economia de Dubai”.

HH Sheikh Ahmed bin Al Maktoum, presidente e diretor executivo da companhia aérea e do Grupo Emirates

A nova instalação de engenharia da Emirates será equipada para lidar com toda a gama de serviços especializados de engenharia aeronáutica – desde verificações de rotina de aeronaves até pinturas personalizadas, programas de manutenção leves e pesados, reparos e teste de motores, até ajustes completos no interior da cabine e conversões de aeronaves.

Ali Mubarak Al Soori, Vice-Presidente Executivo do Grupo Emirates – Instalações, Gestão de Projetos e Aquisições do Grupo e Cadeia de Fornecimento, disse: “O trabalho de construção da Fase 1 está previsto para começar em 2024 e ser concluído em 2027. Foram tomadas disposições para uma maior expansão, potencialmente duplicando a capacidade na Fase 2, em linha com o crescimento da frota e os requisitos operacionais da Emirates. O novo complexo da Emirates Engineering também incorpora a sustentabilidade no seu design, incluindo: a utilização de materiais de construção ecológicos em todo o complexo; a instalação de painéis solares nas coberturas de todo campus; e a criação de sistemas de reciclagem de óleos e águas residuais.”

A Fase 1 do projeto entregará 8 hangares de manutenção e 1 hangar de pintura – todos capazes de lidar com aeronaves comerciais de qualquer tamanho até o Código F (A380), uma instalação de preparação de motores, cerca de 20 oficinas de suporte, enormes instalações de armazenamento, e escritórios de administração.

O já existente Centro de Engenharia da Emirates no Dubai International (DXB) continuará a apoiar as operações da companhia aérea, com o novo complexo no DWC, inicialmente lidando com trabalhos indiretos e programas de manutenção pesada com maior tempo de permanência da aeronave em solo.

ADP Ingénierie foi nomeada consultora do projeto.

Imagens: Divulgação/Emirates