A partir de amanhã (18), a EMTU e a BR Mobilidade iniciam a reestruturação das linhas 901 (conhecida como Circular 9 e Circular 10) – São Vicente (Vila Margarida)/ Santos (Centro) e 901BI1 – São Vicente (Esplanada dos Barreiros)/ Santos (Centro), proporcionando benefícios significativos para a operação e aos 6 mil passageiros que a utilizam diariamente. A novidade foi anunciada anteriormente que entraria em operação no dia 11/11, no entanto foi adiada para garantir uma ampla divulgação aos passageiros interessados.
Essas linhas, que operam hoje de forma circular, com diferentes percursos nos sentidos ida e volta, darão origem e serão substituídas por duas novas linhas radiais: a 962 e a 963. Ao adotar o formato radial, com trajeto similar nos sentidos ida e volta, será possível otimizar a operação dos ônibus, melhorando a eficiência da frota no atendimento às regiões, com itinerários ajustados para atender às áreas de integração do VLT em São Vicente e Santos.
A implementação das linhas radiais possibilita melhorias na frequência e intervalos regulares dos ônibus, promovendo um sistema de transporte mais eficiente e conveniente para os passageiros. Todos os pontos que faziam parte do itinerário das linhas 901 e 901Bl1 continuarão sendo atendidos pelas novas linhas, sem alterações na tarifa.
A EMTU e a BR Mobilidade estiveram diretamente conversando com os moradores para entender as necessidades e oferecer soluções para que melhorem a vida dos passageiros das regiões atendidas pelas linhas. Foi atendida a reivindicação de, nos dias úteis durante o horário de pico da manhã, a linha 901 contar com saídas do bairro Vila Margarida, antigo ponto inicial da linha antes da remodelação.
A linha 962 executará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Gonzaga) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Ana Costa e Praça da Independência). Já a linha 963 realizará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Vila Matias) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Praias, Avenida Ana Costa e estação do VLT).
Nos pontos próximos às estações do VLT será possível a integração física e tarifária entre as linhas, por meio do cartão BR Card, permitindo que os passageiros realizem os deslocamentos entre os dois percursos sem custos adicionais.
Com a alteração das linhas, os passageiros que embarcam nos primeiros pontos do novo itinerário passam a ter uma opção a mais para chegarem a Santos, através da integração com o VLT na estação Barreiros, dispondo de ainda mais conforto e rapidez no deslocamento, sem acréscimo tarifário. A integração das linhas com o VLT também é possível no sentido oposto, de Santos a São Vicente.
A operação será acompanhada pela fiscalização e planejamento para eventuais ajustes caso necessário.
Imagens: Divulgação/EMTU e Rodrigo Gomes