Chegaram na manhã deste sábado as cinco primeiras unidades da Unitrans Prime, quinta geração do serviço opcional de João Pessoa. As unidades marcam a volta da Caio ao Grupo A.Cândido, dessa vez com unidades zero quilômetro do Apache Vip V, consolidando o fato do modelo nunca estar ausente em todo o sistema pessoense em suas cinco versões.
A última compra de zeros da Caio por empresas pessoenses foi em 2009, a começar justamente pelos quatro Apache Vip II que seriam a frota inaugural da Santa Maria (ainda Boa Viagem). A própria empresa recebeu 2 dos 5 primeiros Unitrans Prime, integrando o sistema opcional pelo consórcio, ainda que no sistema convencional integre o Consórcio Navegantes. São as unidades 06200 e 06201.
A única unidade da Reunidas até aqui é a de numeração 08200. A Caio estava ausente da marca desde 2012 com a baixa dos Foz Super de Cabedelo (hoje Transnacional), já tendo possuído uma unidade zero, o Apache Vip II 0839, adquirido também em 2009.
Já a Transnacional recebe as unidades 07210 e 07211. Como a empresa superou a numeração 200 da frota (vai até 07208), ela inicia a numeração a partir de 07210. A Caio volta para a Transnacional após 30 anos da baixa do seu último Amélia, que já foi maioria de sua frota no final da década de 1980, quando começou a operar em João Pessoa.
Há informações que devem chegar mais unidades ainda nos próximos dias. Não há informações sobre como será a operação, a ser decidida nos próximos dias.
Configuração única
As cinco unidades são encarroçadas em chassis OF-1619 Bluetec6 da Mercedes-Benz (estreando na Paraíba) e trazem novidades já usadas em outros sistemas e mostradas aqui no Ônibus & Transporte.
Os veículos possuem configuração única, tendo somente uma porta para embarque e desembarque, utilizando catraca de três braços, que permite o giro em ambos os sentidos.
Como é obrigatório desde 2008 a todo ônibus do transporte público dispor do elevador para cadeirantes, a solução adotada foi a do “elevador de gaveta”, que fica embutido abaixo do piso e com espaço reservado ao cadeirante. Essa solução é amplamente adotada pelas empresas do Rio de Janeiro, como você está acostumado a ver aqui no site.
Os veículos dispõem de 40 poltronas semirodoviárias, vidros colados, parabrisa inteiriço (uma única peça em vez de duas), além, logicamente, do ar condicionado. Possuem um único letreiro frontal, da marca FRT, de cor branca.
As unidades também dispõem de um painel de exibição de velocidade visível aos passageiros, recurso já adotado no Rio de Janeiro e São Paulo e inédito na Paraíba.
Estreia do Vip V
O retorno do sistema opcional de João Pessoa foi anunciado em maio, ainda na entrega dos primeiros 20 ônibus zero de 2023. Desde então ficou a expectativa de como seriam os veículos, visto o Grupo A.Cândido ser cliente de longa data da Marcopolo no urbano e no fretamento. O que ninguém poderia imaginar é que seriam da Caio.
Apesar do Apache Vip ser o modelo urbano mais vendido do país, pouco menos de 20 unidades rodam no sistema pessoense, até aqui, todas usadas ou seminovas, e todas nas empresas do Consórcio Navegantes.
Desse modo, todas as cinco gerações do modelo já terão sido representadas no sistema. Os modelos I e II já não rodam mais; o modelo III está na Aparecida, São Sebastião e São Jorge, e o modelo IV está na Aparecida e São Sebastião.
Quinta geração dos opcionais
O Unitrans Prime inaugura a quarta geração dos opcionais. A primeira geração é da década de 1970, com monoblocos rodoviários da Etur. A segunda, de 1997, com veículos maiores de todas as empresas. Essas duas primeiras gerações não contaram com ônibus com ar condicionado.
O recurso só apareceu na terceira geração, a dos microônibus de 1 porta de 2000. A quinta geração foi a dos carros de duas portas, de 2006 até 2012.
Imagens: Ônibus da Paraíba