Os cinco novos ônibus do Unitrans Prime, quinta geração dos ônibus opcionais de João Pessoa, já estão em solo pessoense no aguardo da entrega e início das operações, que ainda estão sendo acertados nos bastidores. Sabe-se que serão criadas linhas específicas para eles, sendo distintas e não sobrepostas ao convencional. Enquanto isso, vamos revelar alguns detalhes do interior dos veículos para quem está curioso para saber.
Os veículos, do modelo Caio Apache Vip V (primeiros do estado), são encarroçados em chassis OF-1619 Bluetec6 da Mercedes-Benz (também os primeiros do estado). Possuem 1 porta de embarque e desembarque, e se a pergunta é que tipo de catraca vão usar, pois bem, eis a resposta: será a de três braços, que é de fácil giro em ambos os sentidos. Os veículos vieram com as catracas, mas elas ainda serão montadas na garagem, quando serão plugadas aos validadores, que já tem seu baláustre reservado.
Os Unitrans Prime possuem também piso de taraflex e poltronas do tipo semirodoviárias com estofamento na cor verde. A capacidade é de 40 passageiros sentados, mais do que os 38 dos antigos Senior Midi de 2006 que rodavam nesse sistema. Lembrando que as unidades convencionais adquiridas em 2023 tem capacidade de 39 passageiros sentados.
Para ir mais além, esses assentos possuem entradas USB para carregamento de aparelhos, principalmente telefones celulares.
Para garantir a acessibilidade para cadeirantes que é obrigatória, a solução adotada foi a adoção do elevador embutido (ou elevador de gaveta). Ele fica completamente encaixado dentro de um espaço que impede seu desgaste. É empregado em sua grande maioria pelas empresas do Rio de Janeiro, onde não existe a necessidade do uso de uma terceira porta. Neste caso do Unitrans Prime, o objetivo é garantir que o fluxo de embarque e desembarque se dê pela porta dianteira ao mesmo tempo que a acessibilidade ao cadeirante é garantida.
Os veículos possuem ainda ar condicionado, vidros colados, para-brisas inteiriços e um único letreiro da marca FRT de cor branca, na parte frontal. Se destacarão dos convencionais pela sua base cinza, mantendo a pintura com a marca da Transnacional, adotada inicialmente em 2011 para caracterizar o Consórcio Unitrans, e que agora caracteriza a empresa como um todo, tanto em suas operações urbanas quanto no fretamento (as últimas unidades do fretamento vieram com a pintura na traseira).
Como dito, novos detalhes a respeito da operação desses veículos, bem como a chegada de outros, serão revelados nos próximos dias. Até lá, fica a expectativa.
Imagens: Valério Junior