Ribeirão Preto renova frota de transporte urbano com 54 novos ônibus Volvo B320R

Novos ônibus rodarão nos corredores do sistema de transporte municipal, que está sendo modernizado pela Prefeitura local.
Image

Um dos mais importantes municípios do interior paulista, Ribeirão Preto será a primeira cidade a operar com unidades do novo chassi urbano Volvo B320R. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Rápido D’Oeste e Transcorp, que ficaram, cada uma, com 27 veículos. Os ônibus rodarão nos corredores do sistema de transporte municipal, que está sendo modernizado pela Prefeitura local.

“O B320R é o mais novo chassi da Volvo. Ele contribuirá para garantir mais agilidade no transporte urbano de Ribeirão Preto, com mais conforto e segurança para os passageiros e um excelente custo operacional para as empresas, associando a conhecida qualidade e robustez dos chassis da marca com baixas emissões e grande economia de combustível”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo.

Chassi Volvo B8R 03
Chassi Volvo B8R. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Os ônibus vão circular nas vias exclusivas recém implantadas em Ribeirão Preto. A Prefeitura e os gestores do sistema de transporte local estão empreendendo esforços para melhorar e dar mais agilidade à locomoção de passageiros. Com mais de 700 mil habitantes, a cidade tem uma das economias mais pujantes do Estado e procura modernizar o transporte com melhorias no planejamento viário e equipamentos mais avançados.

Menos emissões

Com a renovação dos 54 chassis, Ribeirão Preto passará a partir do ano que vem a ter toda sua nova frota de ônibus com a tecnologia Euro 6, que reduz sensivelmente a emissão de gases poluentes. Recentemente, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, chefiou uma comitiva técnica em uma visita à fábrica da Volvo em Curitiba, onde são produzidos os ônibus que circularão na cidade. Ele disse que os novos veículos e corredores exclusivos, a nova pavimentação e a avançada sinalização inteligente fazem parte do programa Ribeirão Mobilidade, que também prevê outras intervenções urbanas.

IMG 5601 BLCR

“Já conhecemos os veículos da Volvo e também o pós-venda da marca. Agora, adquirimos os novos ônibus Euro 6 de última geração. Estamos ansiosos para colocar os novos modelos na rua e começar a trabalhar”, afirma Esdras Ribeiro da Silva, diretor executivo da Transcorp, que também tem outras operações de transporte em Salvador (BA). “Firmamos mais uma parceria com a Volvo, desta vez com chassis de motor traseiro, que permitem uma configuração interna melhor e mais conforto e segurança para os passageiros”, destaca Roque Felício Netto, diretor da Rápido D’Oeste Ltda.

A negociação com operadores de transporte de Ribeirão Preto foi feita pela Lapônia, concessionário Volvo que atende o interior de São Paulo. Todos os veículos foram financiados pelo Banco Volvo, parte da Volvo Financial Services, divisão financeira da marca.

Tecnologia de última geração

O novo B320R que em breve estará nas ruas de Ribeirão Preto traz tecnologia de última geração. O motor é o novo Volvo D8K Euro 6, da mesma família que agora equipa o caminhão Volvo VM. No ônibus, tem 320cv de potência e 1200 Nm de torque. O veículo traz ainda caixa de câmbio automática com retarder e suspensão pneumática.

Além disso, em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas.

“Estamos entregando a melhor opção para as empresas de transporte de passageiros da cidade. Com o B320R, os operadores conseguem transportar mais pessoas, com mais conforto, mais segurança e uma rentabilidade maior”, finaliza Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

, , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.