Transporte público de São Luís recebe 57 ônibus novos

Ao todo, de 2021 até este mês, o gestor entregou 224 novos coletivos, sendo 128 deles somente este ano.
Image

A frota do transporte público de São Luís ganhou reforço com a entrada de mais 57 ônibus novos entregues na tarde desta quarta-feira (20), pelo prefeito Eduardo Braide, em evento realizado na Passarela do Samba (Anel Viário). Ao todo, de 2021 até este mês, o gestor entregou 224 novos coletivos, sendo 128 deles somente este ano. Os veículos reforçam o sistema de transporte da capital, levando mais mobilidade e qualidade de vida para a população.

“Com esta entrega, reforçamos a frota de transporte público de São Luís. Em setembro já havíamos entregue 71 veículos novos, chegando, então, à marca de 128 ônibus somente este ano e todos com acessibilidade e ar-condicionado. Também estamos implementando outras intervenções que impactam a cidade positivamente, a exemplo do programa Trânsito Livre, que tem levado mais mobilidade aos motoristas que antes perdiam muito tempo em engarrafamentos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O gestor estava referindo-se às intervenções como as já entregues na Avenida dos Holandeses (Shopping dos Automóveis, Golden Shopping e Caolho) e Pedra Caída (região do Bequimão). Estão ainda em obras intervenções na rotatória da Cohab, trecho do Cohafuma e rotatórias da PM e Uema. 

41915 9da09a22 7012 eaab affc b8b32e96318d

Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado e acessibilidade e alguns dispõem de entradas USB para o carregamento de smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Os novos coletivos começaram a operar ainda na quarta-feira (20) e fazem parte dos consórcios Upaon Açu, Central, VLS e Primor. Aproximadamente 400 mil usuários do Sistema Integrado de Transporte de São Luís, de diversas regiões da cidade, serão beneficiados com os novos veículos.

“Esta entrega é mais um compromisso do prefeito Eduardo Braide, que tem trabalhado para a melhoria do sistema de transporte público de São Luís. Estes novos veículos, equipados com ar-condicionado e acessibilidade, trazem mais conforto e segurança para os trabalhadores e para a população”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Diego Rodrigues.  

Conforto e segurança

Essenciais para o funcionamento do sistema de transporte público de São Luís, trabalhadores da área acompanharam a entrega dos novos ônibus e destacaram a importância dos veículos para a melhoria da qualidade de vida não só deles, como também da população que utiliza o serviço.

Motorista de ônibus há 10 anos, Antônio Raimundo da Silva ressalta que os novos transportes facilitam o trabalho dele e dos colegas de profissão.

Segundo o site SportBus Maranhão, os novos ônibus pertencem a cinco empresas: Viação Primor, Viper Transporte, Speed Car, Autoviaria Matos e Viação Estrela.

Ainda de acordo com o site, a Viação Primor trouxe 17 Apache Vip V, da Caio, sendo 12 com chassis OF-1721 BlueTec 6 e 5 com chassis OF-1721 BlueTec 5.

A Autoviaria Matos trouxe um ônibus com carroceria Comil Svelto, com chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6.

A Speed Car adquriu 8 ônibus do modelo Torino S, daMarcopolo, montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6 e a Viação Estrela levou 12 unidades do Torino, também da Marcopolo, montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5.

Já a Viper foi a que apresentou mais ônibus, com 19 unidades e também a mais diversificada desta apresentação, com 2 unidades do GranVia Midi 2014 montadas sobre chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5, 8 unidades do Torino, da Marcopolo, montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6 e 9 unidades do GranVia 2024 sendo 2 montados sobre chassi Volkswagen / MAN 17-230 Euro 6 e 7 montados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 6.

Fontes: Prefeitura de São Luís e SportBus Maranhão

, , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.