Aquaviário da Grande Vitória terá viagens noturnas a partir desta segunda (15)

Governo do Estado aguardava a chegada da terceira embarcação para iniciar as operações noturnas do sistema.
Image

A partir da próxima segunda-feira (15), os usuários do Sistema Aquaviário terão duas viagens a mais, no período noturno, entre a estação da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Além disso, uma nova viagem noturna está sendo incorporada no percurso entre Porto de Santana e Praça do Papa. A partir do dia 29 deste mês, o barco sai de Cariacica, às 18h20, e retorna, partindo de Vitória, às 19h10.

A informação foi divulgada na última semana pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade – Semobi, após a chegada da terceira embarcação que estará integrando o sistema. A embarcação batizada de “Fonte Grande” possui capacidade para 84 pessoas, é equipada com ar-condicionado, banheiro e oferece espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo,

O Governo do Estado aguardava a chegada da terceira embarcação para iniciar as viagens noturnas do sistema e para o governador Renato Casagrande, além de ser mais uma opção para a população que se desloca diariamente entre as cidades de Cariacica, Vitória e Vila Velha, o Sistema Aquaviário é também uma opção para os turistas e moradores que desejam fazer uma passeio pelo canal, ofertando novos ângulos as belezas da Grande Vitória.

“Essa é mais uma oportunidade de mobilidade e turismo para a população capixaba. Uma viagem linda! Saímos da estação de Porto de Santana, em Cariacica, passamos por Vitória e chegamos na Prainha, em Vila Velha. Podemos contemplar a beleza das cidades e dos pontos turísticos, como o Convento da Penha. Nem todos tinham essa oportunidade, mas agora as pessoas podem descobrir as cidades por outro pontos de vista”.

Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo.

Embarcações

As embarcações que estão em operação atualmente foram batizadas de Moxuara e Penedo, em homenagem a duas montanhas rochosas que são cartão postal e que estão localizadas na Grande Vitória. A embarcação Moxuara possui capacidade para transportar 98 passageiros, enquanto a Penedo possui capacidade para 80 passageiros.

Ambas embarcações também possuem capacidade de transportar de bicicletas e estão equipadas com aparelhos de ar condicionado, banheiros, contam com acessibilidade e também oferecem acesso wi-fi a bordo.

Integração com ônibus e tarifa

Para embarcar no sistema aquaviário é necessário possuir o Bilhete Único Metropolitano – Cartão GV e a tarifa praticada é a mesma dos ônibus metropolitanos que operam no Sistema Transcol, que conforme o Ônibus & Transporte anunciou em primeira mão, será reajustado a partir deste domingo (14) para o valor de R$ 4,10 (tarifa social aos domingos) e a partir desta segunda (15) para R$ 4,70 de segunda a sábado. Porém para quem estiver no coletivo e quiser seguir o percurso pelo mar não há custo, dependendo da integração temporal.

Imagens: Rodrigo Zaca/GovES, Divulgação/Semobi e JV Andrade/ALES

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.