Cidade de Manaus terá rede de transporte público 100% alimentada por inteligência artificial da Optibus

Contato com a Sinetram representou um grande marco na história da Optibus: Manaus tornou-se a cidade número 5.000 do mundo a ter o sistema de transporte público gerenciado pela plataforma.
Image

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), através do o consórcio de operadores de transporte público de Manaus, escolheu a plataforma de gerenciamento de transporte de última geração da Optibus para o planejamento e otimização de 100% da rede de transporte público da capital amazonense.

Com este passo inovador do Sinetram, Manaus se junta a outras metrópoles conhecidas por seus sistemas de transporte público totalmente impulsionados por Inteligência Artificial, como Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul; e Santiago, a capital do Chile. Ambas cidades já utilizam o software da Optibus para planejamento e programação de transporte público.

Fundado em 1979, o Sinetram é responsável pela operação do sistema de transporte público de Manaus. O sindicato representa sete empresas de transporte público, com uma frota de mais de mil ônibus que operam serviços por toda a cidade.

O Sinetram está modernizando sua rede, utilizando os produtos de planejamento, programação e otimização do quadro-horário da Optibus, trazendo um novo nível de eficiência e confiabilidade para suas 2,7 mi viagens anuais de passageiros e 278 rotas distribuídas em 221 linhas em toda a cidade de Manaus.

A escolha da Optibus pelo Sinetram visa elevar a qualidade dos serviços de transporte público em toda a cidade, oferecendo uma melhora da pontualidade e da frequência do transporte. Além disso, as empresas ganharão mais visibilidade de toda a operação, poderão criar cenários e realizar otimizações de maneira rápida e veloz por conta da inteligência artificial, algoritmos matemáticos e computação em nuvem da plataforma.

“Estamos empolgados em introduzir novas tecnologias em nossa operação e integrar a inteligência artificial em toda a rede de transporte público de Manaus. Nossa parceria com a Optibus representa um salto significativo em direção à eficiência operacional, à medida que nossa equipe de planejamento começará a utilizar a IA para oferecer serviços de transporte mais inteligentes e adaptáveis. Esta iniciativa do Sinetram tem como objetivo beneficiar os passageiros e melhorar ainda mais o serviço como um todo”, disse Diogo Feuser, Superintendente do Sinetram.

“A parceria entre o Consórcio Sinetram e a Optibus reflete nosso compromisso mútuo em aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de transporte público em Manaus. Estamos ansiosos para trabalhar ao lado de nosso cliente para apoiá-lo no aprimoramento de seus serviços, oferecendo um transporte público ainda mais pontual e confiável”, comentou Victor Celada, Diretor Regional da Optibus no Brasil.

Manaus é a cidade 5,000 do mundo a ter sistema de transporte gerenciado pela plataforma Optibus

O contato com a Sinetram representou um grande marco na história da Optibus: Manaus tornou-se a cidade número 5.000 do mundo a ter o sistema de transporte público gerenciado pela plataforma. Fundada em Tel Aviv, Israel, em 2014, a Optibus está presente em mais de 35 países e vem conquistando a confiança de inúmeros operadores. No Brasil, onde possui uma equipe local 100% dedicada, a Optibus está presente na programação e planejamento de redes de transporte brasileiros de todas as regiões do país e tem como clientes operadores como Saritur, Grupo Niff, Redentor, MobiBrasil, Grupo Fênix, BRT do Rio de Janeiro, entre outros.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.