Na BR-050, em Uberlândia. Minas Gerias, uma operação conjunta entre autoridades policiais e órgãos reguladores resultou na apreensão de cinco ônibus por transporte ilegal de passageiros. Coordenada pela Polícia Civil de Minas Gerais, em colaboração com o Procon, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Receita Federal, a ação teve início na noite de segunda-feira (19) e perdurou até a manhã desta terça-feira (20).
Os alvos principais foram os ônibus suspeitos de realizar o transporte clandestino de passageiros e mercadorias, especialmente provenientes da cidade de São Paulo pela BR-050. Ao todo, nove veículos de diversas empresas foram autuados durante a operação, resultando na descoberta de irregularidades no transporte de cargas em quatro delas, o que motivou a apreensão das mercadorias para verificação pela Receita Federal.
A ANTT, que também esteve presente na operação, interceptou cinco dos ônibus envolvidos no transporte ilegal de passageiros. Os veículos apreendidos foram encaminhados para os respectivos pátios da Delegacia de Polícia Civil e da ANTT, onde aguardam encaminhamento posterior.
Apesar da intensa fiscalização, nenhum ilícito penal foi detectado durante as abordagens realizadas pela Polícia Civil, o que não resultou em prisões. No entanto, a presença do Procon durante toda a operação foi fundamental para garantir os direitos dos consumidores, assegurando que estes pudessem prosseguir com suas viagens de maneira segura e legal.
A ação conjunta entre as autoridades locais e os órgãos reguladores demonstra o compromisso em coibir práticas ilegais no transporte de passageiros e mercadorias, reforçando a importância da fiscalização rigorosa para garantir a segurança e a integridade dos cidadãos que utilizam as vias terrestres.
Imagem: Imagem Ilustrativa/ANTT
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.