Governo de Goiás apresentou ontem (23) o primeiro ônibus elétrico do Eixo Anhanguera

O modelo utiliza o chassis elétrico da BYD, possui 23 metros, piso alto e é o primeiro a rodar no mundo com tais características.
Image

Em um evento realizado na última sexta-feira (23), a Região Metropolitana de Goiânia recebeu o primeiro dos seis ônibus elétrico encomendados que serão destinado ao Eixo Anhanguera, a previsão do projeto é que sejam 59 veículos do tipo aplicados no Eixo, trazendo uma renovação aguardada há anos pelos cerca de 150 mil usuários da linha. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), em uma apresentação realizada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, destacou os benefícios dessa atualização para os passageiros, enfatizando o conforto e a modernidade que o novo veículo proporcionará.

Com um investimento total de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão destinados à renovação da frota, o projeto visa não apenas melhorar a qualidade do transporte público, mas também promover práticas mais sustentáveis. O ônibus elétrico é um modelo biarticulado, que utiliza o chassis D11A da BYD, possui 23 metros de comprimentos, autonomia de 250 quilômetros, piso alto, é o primeiro modelo a rodar no mundo com essas caraterísticas.

O modelo D11A da BYD foi desenvolvido para causar o mínimo possível de sobrecarga à rede elétrica das grandes cidades. Ele vem equipado com 516 kWh em capacidade de bateria. Que está montado sob a carroceria Torino Express, modelo urbano da Marcopolo, e conta ainda com sistema de ar-condicionado, plataforma elevatória de acessibilidade, câmeras de segurança e internet Wi-Fi, representando um salto de qualidade em relação aos veículos anteriores.

Além da introdução dos ônibus elétricos, o projeto inclui uma série de melhorias na infraestrutura do Eixo Anhanguera, como a revitalização dos terminais e das 19 estações do Eixo., além da construção e reforma de pontos de parada, instalação de câmeras de monitoramento e adaptações nas garagens para recargas.

A Metrobus, empresa responsável pelo transporte, destaca-se como pioneira no Brasil ao adotar uma frota totalmente eletrificada, alinhando-se aos compromissos com o meio ambiente. O evento contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela e representantes do setor de transporte, ressaltando a colaboração entre governo e iniciativa privada para impulsionar melhorias no transporte público da região.

Ao todo, serão 1.170 novos ônibus climatizados até 2026, sendo 150 elétricos, que contemplarão também o Eixo BRT Norte-Sul e linhas alimentadoras.

“Gestões anteriores não assumiram o problema. Nós nos reunimos com as prefeituras e reformulamos todo esse sistema, sem aumentar nenhum centavo no valor da tarifa”.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC).

Também estiveram presentes o vice-governador Daniel Vilela e os presidentes da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), Adriano Oliveira.

Imagens: Carlos Júnior
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.