Aeroporto Regional de Linhares (LHN) será homologado para operações IFR no Espírito Santo

Documento concedido pela Aeronáutica viabiliza voos comerciais regulares com aeronaves de maior porte na região.
Image

O Aeroporto Regional de Linhares – LHN, inaugurado pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2023, alcançou um marco significativo com a recepção da liberação oficial das cartas de navegação pela Aeronáutica. Este documento, essencial para pilotos e controladores de tráfego aéreo, oferece informações precisas, facilitando e aprimorando a segurança das operações aéreas na região.

A partir de 21 de março, as cartas entrarão em vigor, possibilitando a homologação do Aeroporto para operações IFR (Regras de Voo por Instrumentos), o que permitirá a realização de voos comerciais regulares com aeronaves de maior porte, de acordo com as necessidades das companhias aéreas interessadas.

Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, ressalta a importância das cartas de navegação, destacando que estas fornecem informações detalhadas sobre as operações aéreas, incluindo a localização das pistas, rotas recomendadas, pontos de referência visual e instrumentos de navegação.

“Inaugurado em abril de 2023, o novo Aeroporto Regional de Linhares passou por obras de expansão da pista e construção de um terminal de passageiros. Com um investimento total de R$ 67 milhões, provenientes do Governo Estadual e Federal, o aeroporto se consolida como um importante catalisador para o desenvolvimento econômico e social do norte capixaba”, destaca Damasceno.

Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

Em agosto, o Governo estabeleceu contrato com a Infraero Aeroportos para a gestão e operação do Aeroporto Regional de Linhares, visando aprimorar sua eficiência.

Em dezembro, foram iniciados os voos comerciais conectando Linhares ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, Minas Gerais, oferecidos diariamente pela companhia Azul Linhas Aéreas, que utiliza o modelo Cessna Grand Caravan para o trecho, e no última terça-feira (20), pousou pela primeira vez no aeroporto a aeronave modelo ATR 72 da VOEPASS Linhas Aéreas, companhia regional paulista, que trouxe jogadores do Botafogo Paulista para uma partida contra o Nova Venécia pela Copa do Brasil.

Apesar do voo realizado pela VOEPASS na semana passa ser um voo fretado, a própria companhia aérea e outras empresas nacionais, bem como a Azul, que já opera na aeródromo, utilizam do modelo para operar rotas comerciais regionais no Brasil.

Imagem: Google Maps e Divulgação/Semobi-ES
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.