AVIAÇÃO EM 2024: especialista explica tudo sobre este mercado

O ano de 2024 parece promissor para a aviação, com lucros líquidos projetados de 25,7 mil milhões de dólares.
Image

O ano de 2024 promete boas projeções para o mercado da indústria da aviação. Depois de passar alguns anos com baixos resultados, este ano as perspectivas são boas e prometem ser bem favoráveis.

De acordo com dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, as projeções para 2024 é que as aéreas deverão alcançar um lucro líquido de US$25,7 bilhões (margem de 2,7%), alta de 10,3% contra o registrado em 2023.

Conversando sobre o tema com um especialista da área, que carrega em sua carreira fatos importantes, como ser o piloto de Fernando Henrique Cardoso, antes e depois de eleito, fazendo parte da tripulação do presidente do Brasil, Rodrigo Pieratti afirma que em 2024 a indústria da aviação continuará usando as tecnologias mais avançadas para o desenvolvimento e aprimoramento das aeronaves.

“Isso vai fazer com que o custo das viagens sejam mais acessíveis, contribuindo com o aumento do turismo e viagens de negócios com eficiência e eficácia”, acrescenta.

Sobre este momento de melhora, o especialista ainda conta que novas startups aparecerão para facilitar a operação das aeronaves com segurança e economia. “As agências reguladoras da aviação dos países também incluem programas para uma aviação sustentável apoiando e promovendo a inovação de tecnologias ecológicas”, completa Rodrigo, que atualmente realiza voos nacionais e internacionais.

Entrando no campo sustentável dentro da aviação, pode-se citar diversas inovações para este mercado. Rodrigo faz questão de acrescentar: “Como inovação devemos lembrar das medidas de incentivo a descarbonização do sistema de aviação e a eficiência operacional em setores, como manutenção e tráfego aéreo para que o impacto seja positivo na redução de emissão de gases”.

Sobre isso, Rodrigo ainda fala sobre mais uma tecnologia: o potencial de contribuição na utilização de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), através de novos projetos e aprimoramentos dos existentes, como a utilização do hidrogênio na aviação.

Pensando no futuro, e o que esperar do mercado da aviação nos próximos anos, o especialista, que acumula mais de 30 anos de experiência, finaliza dizendo: “Da mesma forma que está acontecendo com outros setores de transporte, a aviação faz investimentos rumo aos drones, mobilidade aérea urbana com aeronaves de maior dimensão e com tecnologia híbrida”.

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.