Empresas de Manaus (AM) entregam 50 novos ônibus; a previsão é de que outros 75 sejam entregues em 2024

De janeiro de 2021 até o final do ano passado, a capital amazonense já havia recebido 317 ônibus novos.
Image

A cidade de Manaus continua evoluindo e modernizando o sistema de transporte público municipal, aqui no Ônibus & Transporte durante o mês de janeiro tivemos diversas reportagens sobre as empresas Vega Manaus, Expresso Coroado e Via Verde, que estavam recebendo unidades super padron da encarroçadora Marcopolo, e agora a cidade realizou a entrega dos 50 novos ônibus, entre eles os veículos já citados anteriormente, que são equipados com ar-condicionado e câmeras de segurança.

Os veículos irão integrar a nova frota municipal, que já contava com 317 unidades adquiridas desde 2021, totalizando agora 367 novos ônibus, o que representa uma renovação histórica para atender a população manauara. A apresentação dos novos ônibus aconteceu no complexo viário Prefeito José Fernandes, na manhã deste domingo (10), e contou com a presença do prefeito David Almeida. Na ocasião, ele anunciou que ainda este ano a frota receberá mais 75 novos ônibus, além de ônibus elétricos.

“A previsão é que sejam entregues, este ano, 125 novos carros. Menos esses 50 aí, vocês façam as contas. Nós vamos entregar, ainda este ano, 12 carros elétricos. Inclusive, já tem dois a caminho da nossa cidade”, declarou o prefeito, que também anunciou a reforma de terminais de ônibus nos bairros.

“São 34 pequenos terminais nos bairros onde os ônibus ficam e a nossa meta é recuperar os 34. Para isso, nós dependemos do aporte de recursos do empréstimo que está sendo analisado na Câmara, uma mudança, uma linha do empréstimo que foi aprovado no ano passado”, disse.

A renovação da frota do transporte público marca um grande avanço na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos cidadãos de Manaus. Atualmente, a capital conta com cerca de 800 ônibus circulando de forma contínua, com 50% da frota composta por veículos com ar-condicionado, a maioria dos quais foi entregue pela atual gestão. No início da administração, Manaus possuía apenas 18 ônibus com ar-condicionado.

“A busca é para que as pessoas tenham mais conforto, mais comodidade e que possam se deslocar na cidade de Manaus de forma mais rápida”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

A renovação da frota de ônibus beneficia a população em geral, mas proporciona uma melhoria significativa na qualidade de vida dos trabalhadores, pois oferece melhores condições de trabalho aos motoristas de ônibus. Os novos veículos contam com ar-condicionado, tecnologia menos poluente, entradas USB para carregamento de celular e outros eletrônicos, e também câmeras de monitoramento.

53578597421 f7b81e4f2c o

“Isso dá uma qualidade de vida para a gente não se estressar mais, não ficar mais cansado, porque antes a gente terminava o turno cansado, com a camisa suja. Hoje não, a gente sai de casa limpo e volta para casa novamente limpo, sem a camisa estar suada, porque o ar-condicionado nos ajuda dessa maneira”, contou o motorista Juscelino Guerra, da empresa Expresso Coroado.

Cleucileuza Queiroz, que atua no transporte público de Manaus há mais de 15 anos, agradeceu pela renovação da frota e pelo conforto dado aos motoristas. “A gente trabalha a nossa carga horária sem se cansar tanto. Muito bom mesmo. Olha, eu já trabalho como motorista há uns 15 anos. Então, vem mudando ao longo dessa gestão, melhora do cada dia mais e a gente está muito feliz, muito feliz mesmo”.

Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na vida diária dos cidadãos. A contínua renovação demonstra o compromisso em melhorar a qualidade do transporte público, atendendo as necessidades tanto dos residentes urbanos quanto dos usuários das áreas rurais.

Imagens: Clóvis Miranda e Elton Viana/Semcom

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.