Região Metropolitana de Recife (PE) testará ônibus 100% movido a gás natural

Parceria entre governo, empresas e consórcio visa aprimorar eficiência energética e reduzir emissões no transporte público.
Image

A busca por soluções que promovam a eficiência energética no transporte público ganha destaque em Pernambuco, impulsionada pela preocupação ambiental e sustentabilidade. O Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), em colaboração com a Conorte, dá início a uma fase experimental de testes de ônibus movidos a Gás Natural Veicular (GNV) na Região Metropolitana do Recife (RMR). A linha 1070 – TI PELÓPIDAS / TI PE-15 (PARADOR) é a primeira a participar desse projeto, partindo do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.

Essa iniciativa reflete uma preocupação crescente com a adoção de fontes de energia renováveis no contexto econômico, especialmente no setor de transporte. O uso do Gás Natural surge como uma alternativa promissora para reduzir emissões de poluentes e aumentar a eficiência energética no transporte público de ônibus na RMR. A governadora Raquel Lyra destaca a importância desses investimentos estruturadores para o Estado, visando uma mobilidade urbana sustentável e a concretização de projetos inovadores em Pernambuco.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, essa transição para uma fonte de energia mais limpa pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade do ar e promover um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos os cidadãos.

O gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). O uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia), em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.

Paulo Maciel Grande Recife.2 1030x682 2

A unidade que faz parte da frota de testes da Scania é do ônibus do tipo padron, modelo K280 4×2 montado com carroceria urbana Millennium IV da Caio, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros e equipado com elevador para acessibilidade, espaço interno para cadeirantes e sistema de ar-condicionado.

Desde 2023, foram entregues 185 novos ônibus para o serviço de transporte público na RMR, sendo 92 equipados com ar-condicionado. Além disso, estão previstos mais 12 ônibus novos para compor a frota, que atualmente conta com 2.213 veículos em operação. O sucesso dos testes com ônibus a gás pode abrir caminho para uma expansão significativa dessa iniciativa, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e eficiente na região.

Imagens: Paulo Maciel/Grande Recife

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.