Jatos Embraer E2 recebem certificação ETOPS 120; possibilitando rotas mais curtas e ocasionando economia para o operador

Autoridades aeronáuticas do Brasil, Estados Unidos e Europa concedem capacidade ETOPS-120 à Embraer.
Image

A Embraer alcançou um marco significativo com a obtenção da autorização das autoridades aeronáuticas do Brasil (ANAC), Estados Unidos (FAA) e Europa (EASA) para permitir que as aeronaves comerciais E190-E2 e E195-E2 operem sob as regras de operação estendida ETOPS-120 (Extended-range Twin-engine Operations Performance Standards). Essa autorização possibilita que as aeronaves percorram rotas que tenham um desvio para um aeroporto alternativo a até 120 minutos da rota de voo.

Essa nova capacidade representa uma ampliação significativa das possibilidades operacionais dos jatos E2 da Embraer. Os operadores agora podem voar em percursos diretos e ilimitados sobre a água e outras áreas remotas, o que não só economiza tempo, mas também reduz o consumo de combustível.

E195 E2 Tech Eagle Daytime 01 7087x4961 a76bf050 7217 4bec b631 e68c41c5ccd7

A concessão da capacidade ETOPS 120 é um testemunho da maturidade do projeto e sistemas das aeronaves E2. Essa autorização é obtida através do cumprimento de marcos acumulativos, que incluem horas de voo da frota em operação. No entanto, o processo de aprovação foi impactado pela pandemia, que reduziu as operações dos jatos comerciais em todo o mundo, resultando em um acúmulo mais lento das horas de voo necessárias.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, destacou a importância da capacidade ETOPS para o E2. “O ETOPS é uma capacidade adicional importante para o E2, e um facilitador-chave para mais vendas, especialmente na região da Ásia-Pacífico. As companhias aéreas que voam em rotas com tempo de desvio de até 120 minutos agora poderão usar percursos mais diretos, rápidos e com maior eficiência no consumo de combustível, além de terem acesso a mais aeroportos para alternar,” disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A capacidade ETOPS é mais uma forma de otimização do E2, que já tem a maior eficiência do segmento”.

A capacidade ETOPS representa mais uma otimização para os jatos E2 da Embraer, que já se destacam pelo alto nível de eficiência no segmento.

ETOPS é um certificado de padrão de desempenho para aeronaves bimotoras de alcance estendido considera regras de voo para eventuais condições de voo com um motor inoperante. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) utiliza a sigla para operação de bimotores no espaço aéreo a mais de uma hora de um aeroporto alternativo na velocidade de cruzeiro com um motor inoperante, sobre água ou terras remotas, ou em rotas anteriormente restritas para aeronaves de três e quatro motores.

Imagens: Divulgação/Embraer

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.