Novos padrões de segurança aplicados pela Mercedes-Benz na União Europeia devem chegar ao Brasil em breve

Introdução de tecnologias avançadas atendem regulamentações e proporcionam maior segurança aos passageiros.
Image

O General Safety Regulation (GSR), Regulamento Geral de Segurança da União Europeia, estabeleceu em 2023 novos padrões mínimos de segurança veicular, incluindo novos padrões para produção de ônibus. Em resposta a essas regulamentações, os fabricantes têm desenvolvido e atualizado sistemas de segurança ativos e passivos, com algumas tecnologias que se tornarão obrigatórias a partir de julho de 2024, na chamada “Fase B” da regulamentação.

A Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Daimler Bus, realizaram em Madri, na Espanha, o “Driving Experience”, durante o evento foram apresentados os modelos Setra, carroceria para aplicações rodoviárias e fretamento, e o modelo urbano elétrico eCitaro. Os modelos estreiam os novos sistemas embarcados, que inicialmente estão disponíveis apenas na Europa, com alguns sendo equipamentos de série devido à legislação, e outros como opcionais.

Uma das principais atualizações é o Active Brake Assist 6 (ABA 6), que utiliza sensores, radares de curto e longo alcance, e uma câmera para frear o veículo ao identificar obstáculos. O sistema, agora renovado, possui um campo de visão de 270 graus, sendo eficaz até em curvas. Na Europa, torna-se obrigatório em ônibus rodoviários, freando o veículo a 90 km/h para veículos automóveis parados à frente e a 60 km/h em caso de ciclistas e pedestres, reduzindo o risco de colisões.

image 27

Enquanto no Brasil ainda se utiliza o sistema de 5ª geração, com uma capacidade de frenagem de até 80 km/h para veículos automotores e a 50 km/h para pedestres. Por ora, o sistema não identifica ciclistas.

Outra atualização é o Active Drive Assist (ADA 2), que inclui um sensor de faixa. Apesar de não ser obrigatório, a Daimler Buses oferecerá como opcional. Nessa nova versão, os sensores monitoram o movimento do veículo e alertam o motorista caso ele invada a faixa sem sinalizar. Se o condutor não reagir, o sistema pode corrigir a trajetória do ônibus, prevenindo acidentes. Além disso, há um sensor que monitora a fadiga do motorista, emitindo alertas visuais em caso de sonolência.

Vale ressaltar que caso o motorista insista em queimar a faixa para evitar colisão, por exemplo, há o alerta, mas o volante é liberado para o condutor agir. No Brasil o sistema utilizado é chamado de LDWS, mas sua função é apenas alertar o motorista sobre a mudança de faixa por aviso sonoro e visual.

Outras inovações incluem o Traffic Sign Assist, que alerta o motorista em caso de excesso de velocidade, e o Tire Pressure Monitoring, que monitora a pressão dos pneus, reduzindo o risco de danos e economizando combustível. No entanto, algumas tecnologias, como o MirrorCam, não são oferecidos pela Mercedes-Benz no Brasil, o motivo se dá devido ao fato de na Europa a produção dos veículos serem feitas exclusivamente pela empresa, como um monobloco, enquanto em terras tupiniquins o opcional depende da encarroçadora, já estando disponível pela Marcopolo e Busscar.

image 25

Embora os novos sistemas ainda não estejam disponíveis no Brasil, a Mercedes-Benz do Brasil planeja introduzi-los no futuro, destacando a importância de conscientizar os empresários sobre a importância dessas tecnologias na prevenção de acidentes. Com a tecnologia Euro 6 presente nos ônibus brasileiros, a atualização desses sistemas é menos complexa, abrindo caminho para implementações futuras.

Imagens: Andrea Ramos/Estadão

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.