Um #TBT de respeito: Tribus II 18031 da Penha

Relembre a trajetória do emblemático ônibus 18031, montado sobre o chassi Scania K112CL, que marcou época nas linhas da empresa paranaense.
Image

Enquanto a Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha integrou o Grupo Itapemirim, a empresa paranaense teve vários ônibus de todos os modelos produzidos pela Tecnobus, empresa criada pelo saudoso empresário Camilo Cola para produzir tanto as carrocerias de ônibus utilizadas pelas empresas do grupo quanto caminhões e veículos utilitários.

A Tecnobus Implementos Rodoviários Ltda chegou em 1989 junto com o Tribus III, famoso modelo de carroceria da empresa que esteve presente na frota de várias empresas tanto do Grupo Itapemirim como de fora do grupo como Catarinense e São Geraldo.

Mas antes da Tecnobus e do Tribus III, em 1985 foi lançado o modelo Tribus II, primeira carroceria totalmente idealizada pela Itapemirim e não mais Nielson, como o Tribus I, embora as linhas das laterais neles se inspirassem.

Segundo o site Lexicar, a dianteira do Tribus, por sua vez, foi uma evolução do Superbus: mantidos os para-brisas, os faróis foram integrados ao para-choque e a (falsa) grade ampliada na extensão da carroceria. Quanto à mecânica, as mudanças mais importantes se prenderam à suspensão, que se tornou pneumática. As rodas raiadas foram substituídas por rodas de disco e o eixo de tração passou a ser o terceiro, o eixo auxiliar (ainda com rodado simples) ocupando a posição intermediária. O Tribus II chegou acompanhado pelo correspondente Superbus II, com igual estilo.

Voltando a Nossa Senhora da Penha e falando de um Tribus II em específico, vamos relembrar o 18031, que era montado sobre o chassi K112CL da Scania e fabricado em 1987 e seu ano modelo era 1988.

Seu primeiro emplacamento na cidade de Curitiba/PR, foi em 07 de dezembro de 1987 com a placa BW 4059 e com a implementação das placas de três letras, o 18031 recebeu a placa ABX 8259.

O 18031 rodou em diversas linhas da empresa como a Belo Horizonte X Guarapari como podemos ver na foto principal.

c0033f9f551f15aaf5f48cbc2e381820

Após a Penha, ele foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, município do interior do Paraná, cidade onde seu emplacamento permanece até os dias de hoje.

Imagens: Luciano Formiga/Emerson Ferreira

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.