Toda frota de ônibus municipais da cidade do Rio deverão ser 100% movidos à eletricidade até 2040

Projeto visa reduzir emissões de gases poluentes e promover sustentabilidade no transporte público.
Image

O transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro está prestes a passar por uma transformação significativa, com a aprovação de um projeto de lei promulgado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD), na última quinta-feira (21). Segundo a nova legislação, os ônibus em circulação na cidade precisarão ser gradualmente substituídos por veículos elétricos, conhecidos como “veículos verdes”, que não emitem gás carbônico.

Entre as diretrizes estabelecidas pela lei está a promoção de políticas públicas voltadas para a redução das emissões de gases do efeito estufa, bem como a eliminação da dependência de combustíveis fósseis e o incentivo ao investimento em segurança energética.

Os primeiros bairros a serem impactados por essa transição são: Catete, Flamengo, Botafogo, Gávea, Humaitá, Ipanema, entre outros. No entanto, a legislação estabelece que, até o prazo máximo de 2040, todos os bairros do município deverão contar com a nova frota de ônibus elétricos.

A nova lei entra em vigor após a derrubada de um veto do Poder Executivo ao projeto, que foi proposto pelos vereadores Vitor Hugo (MDB), Marcos Braz (PL), Felipe Michel (PP) e Niquinho (PT).

Imagem: Roberto Marinho – Reprodução/VWCO

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.