Belo Horizonte (MG) amplia rede de bicicletas elétricas para explorar a cidade de forma sustentável

São mais de 300 bicicletas disponíveis que proporcionam opção de transporte e lazer para moradores e visitantes da capital mineira.
Image

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, está expandindo sua rede de mobilidade sustentável com a introdução de 39 estações de compartilhamento de bicicletas 100% elétricas na cidade. Dessas, 33 estão localizadas na Área Central, cinco na região da Pampulha e uma na região do Prado. As mais de 300 bicicletas elétricas disponíveis representam uma oportunidade para desfrutar do feriado na capital, especialmente ao longo da ciclovia da orla da Lagoa da Pampulha.

As novas estações estão estrategicamente localizadas na Av. Santa Rosa, 556; na Av. Presidente Antônio Carlos, ao lado da portaria da UFMG; na Praça Alberto Dalva Simão, na Avenida Novara, 59; na Avenida Fleming, 100; e na Rua Erê, 207, no Prado.

Operado pela Tembici, o sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade se destaca por ser inteiramente elétrico, sendo um dos únicos na América Latina. Ele oferece uma estrutura completa para os usuários, incluindo acesso a informações, cadastro dos ciclistas e retirada e devolução das bicicletas em estações fixas.

As bicicletas têm autonomia de funcionamento de 100 km e são equipadas com tecnologia de estações de carregamento, garantindo sua disponibilidade para cobrir vários trajetos de deslocamento. Além disso, proporcionam deslocamentos mais longos e por terrenos acidentados com menor esforço por parte do ciclista.

Inauguradas pela Prefeitura de Belo Horizonte em setembro de 2023, as estações de bicicletas elétricas têm como objetivo contemplar até o final do projeto 500 unidades em cerca de 50 estações. Os locais foram selecionados levando em consideração a conexão com o transporte coletivo, ciclovias existentes e demanda da população. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa Tembici e o patrocínio da universidade Estácio.

Para utilizar as bicicletas, os usuários devem baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar Belo Horizonte e adquirir um plano. As bicicletas podem ser desbloqueadas por QR Code e devem ser devolvidas obrigatoriamente em uma das estações ao final do uso.

A fim de garantir conforto e segurança durante o uso das bicicletas elétricas, é importante ficar atento e seguir algumas orientações, além de respeitar as normas de trânsito. Confira as recomendações da Prefeitura de Belo Horizonte para utilização dos equipamentos:

  • Regule a altura do selim para pedalar com conforto;
  • Ande com as duas mãos no guidão e evite levar objetos pendurados nele, utilizando a cestinha se necessário;
  • Sinalize com os braços a mudança de direção;
  • Use sempre os dois freios juntos, para evitar derrapagens e perda de controle;
  • Mantenha uma distância segura da lateral dos veículos estacionados, já que eles podem abrir as portas sem ver o ciclista;
  • Mantenha uma velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
  • Se não houver estrutura cicloviária, circule pela rua, andando no mesmo sentido dos outros veículos;
  • Não pedale na calçada, se necessário desça da bicicleta e empurre;
  • Respeite o sinal vermelho e não pare em cima a faixa de pedestre;
  • O pedestre tem sempre preferência;
  • Recomenda-se a utilização de capacete e demais acessórios para a segurança do pedestre.

Imagem: Divulgação/PBH

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.