Prefeitura do Rio inaugurou o novo Terminal Magarça do BRT Transoeste neste domingo (31)

Novo terminal é parte de esforços para aprimorar transporte público na cidade, enquanto investimentos renovam infraestrutura do corredor Transoeste.
Image

A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou neste domingo (31) a inauguração do Terminal Magarça, em Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste, o primeiro corredor entregue pela Prefeitura em 2012. O Terminal Magarça é um dos quatro terminais em construção na cidade, resultantes da expansão das estruturas das antigas estações Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água estão em fase de obras. O anúncio da inauguração já tinha sido feito pelo subprefeito da Zona Oeste do Rio, Diogo Borba, através das redes sociais.

A abertura do novo Terminal Magarça ocorre após três meses da inauguração da Nova Transoeste, que revitalizou 31 quilômetros de vias. Com a melhoria das pistas, a Prefeitura buscou oferecer mais conforto e segurança aos cidadãos, iniciando a transformação de estações em terminais, em um investimento total de R$ 180 milhões.

O evento de inauguração contou com a presença do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; das secretárias municipais de Infraestrutura, Jessick Trairi, e de Transportes, Maína Celidônio; além da diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin; e do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

O Terminal Magarça foi expandido com a adição de um novo módulo conectado à estrutura já existente, além de um terminal alimentador para ônibus e vans provenientes da Estrada do Magarça. O local também conta com um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

WhatsApp Image 2022 10 24 at 11.32.50 2

Jessick Trairi, secretária municipal de Infraestrutura, destacou: “Foi feita a urbanização de 14 mil metros quadrados, temos uma área enorme urbanizada e, além disso, duplicamos a capacidade da estação. É um esforço para levar o conforto que a Zona Oeste merece ao embarcar e desembarcar dos novos amarelinhos.”

WhatsApp Image 2024 03 31 at 11.38.41 AM 768x512 1

Maína Celidônio, secretária de Transportes, enfatizou os benefícios para os usuários: “O terminal é uma duplicação da estação, agora temos um módulo de serviço expresso, com mais conforto para o usuário, que vai viajar com mais qualidade e ter uma opção de transporte mais rápida. Temos ainda um bicicletário aqui, muito importante porque muita gente vem para cá de bicicleta.”

Enquanto isso, as obras nos outros três terminais seguem avançando. No Mato Alto, já estão em fase de conclusão a estrutura dos novos viadutos e a passarela, que integrará usuários de Sepetiba e Campo Grande. O novo Terminal Pingo D’Água será ampliado para 17 mil m² e substituirá a estação de mesmo nome, contando com integração entre ônibus alimentadores e vans. Por fim, o Terminal Curral Falso terá uma área 56 vezes maior que a estação anterior, com a construção de um terminal alimentador e uma passarela de acesso.

A Nova Transoeste, entregue em dezembro de 2023, revitalizou 31 quilômetros da calha do BRT, com investimentos de R$ 221 milhões. Além disso, a Prefeitura realizou intervenções significativas no sistema BRT, resultando em um aumento de 150% no número de passageiros transportados e uma redução de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade.

A gestão municipal do BRT incluiu a renovação total da frota, reforma de todas as estações, implantação de medidas de segurança e recuperação do pavimento dos corredores Transoeste e Transbrasil. Essas ações geraram melhorias substanciais para os usuários, refletindo em um aumento significativo na confiança no sistema.

Imagens: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.