A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) em parceria com o Ministério das Mulheres, participou de um evento na última quarta-feira (03) para ratificar um compromisso em prol da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho. O encontro, que contou com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, teve como destaque a formalização da assinatura de um protocolo de intenções visando a promoção da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
O principal objetivo desta iniciativa é fomentar a igualdade no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego dentro das agências reguladoras e empresas públicas vinculadas ao Ministério dos Transportes, assim como em toda a rede de companhias que atuam diretamente ou indiretamente na infraestrutura rodoviária, ferroviária e logística do país.
Dentre as diversas entidades presentes no evento, a Abrati foi uma das convidadas a assinar o protocolo de intenções e se comprometer a disseminar o programa, incentivando a participação em suas empresas associadas. A conselheira, Letícia Pineschi, representante da associação, enfatizou a relevância do compromisso assumido, destacando: “Esse dia simboliza um marco muito relevante na jornada de promoção da equidade de gênero e raça. Nosso objetivo é trabalhar em direção a uma sociedade mais justa, onde as mulheres e os povos historicamente explorados assumam seu papel de sujeito de direito, com todas as garantias constitucionais que possuem”.
Tanto para o Ministro quanto para o Ministério dos Transportes e o atual governo, a pauta da equidade de gênero e raça é uma prioridade. Durante sua intervenção, Renan Filho destacou Viviane Esse, a primeira mulher na história a assumir o cargo de Secretária Nacional de Transporte Rodoviário, ressaltando os avanços na representatividade de gênero no setor.
As inscrições para a 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério das Mulheres foram prorrogadas por mais um mês. Agora, as empresas com 100 ou mais funcionários têm até 30 de abril para manifestarem interesse em participar e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário.
Imagem: Divulgação/Abrati e Reprodução/Águia Branca
Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.