Prefeitura do Rio amplia horário de operação do BRT Transbrasil a partir deste domingo (07)

Linhas do VLT Carioca que passam pelo Terminal Intermodal Gentileza também ganham novos horários.
Image

A partir deste domingo (07), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, ampliará o horário de funcionamento do BRT Transbrasil, como parte de uma série de medidas para atender à crescente demanda da população. A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), que anteriormente operava das 10h às 15h, terá seu horário estendido para funcionar das 4h à meia-noite, em todos os dias da semana. Além disso, a frota será reforçada com 50 articulados a partir de segunda-feira (08), reduzindo o intervalo entre as viagens para cinco minutos nos horários de pico.

O anúncio foi feito durante coletiva da Prefeitura na manhã deste sábado (06). “Resolvemos fazer uma alteração no cronograma em função do ótimo resultado na primeira semana de operação do BRT Transbrasil e também por conta das avaliações que fizemos e o acompanhamento do Centro de Operações Rio e da CET-Rio. Essa nova fase vai significar um maior atendimento à população. Teremos o dobro de ônibus na frota do BRT em relação ao que tivemos na primeira semana. Será uma oferta de serviço maior e em horário integral. Ao longo da semana, faremos o monitoramento da faixa seletiva e a avaliação do trânsito na Avenida Brasil no dia a dia”, afirmou o secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.

Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, expandindo as oportunidades de conexões entre as zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o BRT Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

“Tivemos um ótimo resultado na primeira semana não só na operação do BRT Transbrasil como também no Terminal Gentileza. Neste último, um funcionamento pleno e sem intercorrências. Com isso, ficamos seguros para ampliar o funcionamento do BRT Transbrasil. Vamos seguir monitorando a operação nessa nova fase. O BRT traz muitas modificações, então com ele rodando em tempo integral, vamos avaliar os impactos”, disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio, ressaltando que a pista seletiva é para ônibus convencionais apenas entre o Trevo das Margaridas e o Caju; que a velocidade máxima é de 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações; e que o trecho entre Deodoro e o Trevo das Margaridas passa a ser exclusivo para o BRT em ambos os sentidos.

A diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, ressaltou que o serviço da linha 60 foi muito procurado pelos cariocas na primeira semana de operação do BRT Transbrasil. “Notamos que no primeiro serviço do dia, às 10h, já havia uma boa demanda. Muitas pessoas nos procuraram e falaram que conseguiam pegar o primeiro serviço, ir para o Terminal Gentileza, integrar com o VLT, ou ir para o Centro, mas que não conseguiam voltar porque o serviço encerrava às 15h. Então, decidimos ampliar a partir deste domingo. Queremos que a população veja o BRT Transbrasil como uma grande opção de transporte”.

O município retomou a gestão do Sistema BRT há três anos, resultando em uma série de iniciativas que impactaram positivamente o serviço de transporte de alta capacidade. A renovação completa da frota de articulados, a reforma de todas as estações, a implementação de medidas de segurança e a recuperação do pavimento do corredor Transoeste foram apenas algumas das ações realizadas. Além disso, as obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro foram concluídas, proporcionando melhorias substanciais para os usuários diários do sistema.

De acordo com a Prefeitura, ao assumir o Sistema BRT, a administração se deparou com 46 estações fechadas devido a atos de vandalismo e furtos de equipamentos. O sistema contava com 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota consiste em mais de quatro vezes esse número, com 515 novos veículos em circulação. A frota total adquirida para o sistema alcança a marca de 713 ônibus. Com mais veículos em circulação, os passageiros experimentam tempos de espera reduzidos nas estações. Na Transoeste, o último corredor a receber os novos ônibus Euro 6, com tecnologia menos poluente, houve uma redução de até 72% nos intervalos nos horários de pico. Na Transcarioca, esse índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

Até o final de 2021, todas essas estações foram reformadas e reabertas. No momento, todas as 120 estações do sistema foram revitalizadas, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros.

  • Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)  – a partir de domingo (07)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

  • Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)  – a partir de segunda-feira (08)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

  • Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)  – a partir de segunda-feira (08)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

  • Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Linhas municipais que já operam no Terminal Gentileza

  • 167 – Terminal Gentileza/Urca;
  • 165 – Terminal Gentileza/Cosme Velho;
  • 161 – Terminal Gentileza/Ipanema;
  • 163 – Terminal Gentileza/Copacabana;
  • SP265 – Marechal Hermes/Terminal Gentileza;
  • 104 – São Conrado/Terminal Gentileza;
  • 133 – Largo do Machado/Terminal Gentileza;
  • 301 – Terminal Gentileza/Barra da Tijuca;
  • 302– Terminal Gentileza/terminal Alvorada;
  • 353 – Terminal Gentileza/Gardênia Azul;
  • 108 – Terminal Gentileza/Jardim de Alah;
  • 110 – Terminal Gentileza/ Jardim de Alah;
  • 112 – Terminal Gentileza/Alto da Gávea;
  • 606 – Terminal Gentileza/Engenho de Dentro;
  • SV 606 – Terminal Gentileza/Engenho de Dentro.

As duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Carioca que passam pelo Terminal Gentileza terão seus horários modificados para atender à demanda crescente de usuários. A linha 4, que realiza o trajeto entre o Terminal Gentileza, Central do Brasil e Praça XV, passará a circular das 5h às 23h a partir de segunda-feira. Em operação desde o dia 30 de março, a linha 4 do VLT eliminou a necessidade de integração, proporcionando aos passageiros um trajeto direto e mais eficiente. A duração estimada da viagem é de 29 minutos.

Já a linha 1, que conecta o Terminal Gentileza ao Aeroporto Santos Dumont e teve seu trajeto ampliado desde o dia 24 de fevereiro, também terá seu horário de funcionamento estendido, das 5h às 23h, a partir de segunda-feira. Os passageiros podem percorrer o trajeto em aproximadamente 30 minutos, tornando o VLT uma opção rápida e conveniente para deslocamentos na cidade.

Imagem: Beth Santos/ Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.