Teleférico da Providência será reaberto ao público no Rio de Janeiro (RJ) após sete anos desativado; o serviço será gratuíto

Retorno do serviço beneficiará mil pessoas por dia, reforçando o compromisso com a acessibilidade na região central do Rio.
Image

Após um hiato de sete anos, o Teleférico da Providência, na região central da cidade do Rio de Janeiro, foi reinaugurado pelo prefeito Eduardo Paes neste domingo (07), marcando um momento significativo para os moradores do Morro da Providência. Com um investimento de R$ 42 milhões por parte do poder público, o serviço volta a operar gradualmente, agora de forma gratuita para a população.

O teleférico conta com três estações e 16 gôndolas, com a expectativa de atender cerca de mil pessoas por dia. As viagens, que duram aproximadamente três minutos, ligam as estações Gamboa ou Central até o topo do morro, na estação Américo Brum, proporcionando uma significativa melhoria na mobilidade para os moradores do local.

Eduardo Paes enfatizou o esforço da administração municipal para reconstruir e revitalizar o teleférico, destacando a importância da gratuidade do serviço para garantir a acessibilidade a todos. “Estamos trabalhando no Teleférico da Providência desde o início dessa gestão. Construir é muito difícil, destruir é muito fácil e reconstruir é muito difícil. Há sete anos que os moradores da Providência, para subir e descer, tinham de subir a ladeira, fazer de outro jeito, porque o transporte que a população pagou não estava funcionando. Temos que aprender a cobrar dos governantes. Que bom poder celebrar essa volta. Agora as pessoas voltam a ter mobilidade adequada”.

O retorno do Teleférico da Providência será gradual, com funcionamento de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados, das 8h às 11h. Às segundas-feiras, o teleférico ficará fechado para manutenção. Mas, excepcionalmente amanhã (08), o equipamento ficará aberto para uso da população, das 8h às 12h.

Originalmente inaugurado em 2014 com investimento de R$ 75 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o teleférico ficou fechado a partir de 2017 devido à interrupção do contrato de operação. Em 2021, a nova gestão da Prefeitura decidiu retomar o serviço, após estudos de engenharia para avaliação da situação do sistema.

Além de oferecer transporte gratuito, o Teleférico da Providência serve como ponto de referência para outros serviços municipais. Na estação Gamboa, funciona desde 2014 a Clínica da Família Nélio de Oliveira, enquanto em março de 2022 foi instalado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela, homenageando uma icônica moradora da Providência. A reinauguração do teleférico representa não apenas um retorno esperado, mas também um marco na melhoria da qualidade de vida e da acessibilidade para a comunidade local.

Imagem: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.